Secretaria de Desenvolvimento Social participa da segunda edição da Expo Favela
O evento reúne empreendedores e startups das comunidades
Publicação:
Na tarde desta quinta-feira (28), o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, participou de um painel na segunda edição da Expo Favela para tratar sobre a política de desenvolvimento social no Rio Grande do Sul. O titular da pasta esteve ao lado do cantor do Racionais MCs, Edi Rock.
“Desde 2023, iniciamos um diálogo mais próximo com as nossas comunidades. No Rio Grande do Sul, temos mais de três milhões de pessoas cadastradas no CadÚnico e com essa base de dados começamos a desenvolver políticas públicas que possam atender melhor o nosso povo, que muitas vezes permaneceu invisível para essas iniciativas”, destacou Fantinel.
O secretário da Sedes também explicou sobre alguns dos programas desenvolvidos e destacou a parceria com a Central Única das Favelas (CUFA-RS) e a importância da ExpoFavela. “Queremos que nosso Rio Grande possa se desenvolver e queremos estar cada vez mais juntos com a comunidade. Por isso estamos aqui hoje, na ExpoFavela, junto com o EdI Rock, uma pessoa com uma história de vida inspiradora”, comentou Beto Fantinel.
Além da pauta do desenvolvimento social, também foi tratado sobre empreendedorismo e crescimento pessoal.
Edi Rock comentou sobre a importância de se ter uma consciência individual. “Temos que nos apropriar da consciência individual. Só assim a gente vai ter uma transformação coletiva como agora, que é um momento de compartilhar experiências e fazermos trocas. A nossa parcela faz a diferença, seja em qual função for”, reforçou o músico.
“Como músico relevante dentro do movimento negro, acredito que sempre estaremos discutindo sobre racismo e preconceitos diversos, sobre cor, peso, postura, costumes, porque somos diferentes. A meta é a gente conseguir conviver com as diferenças”, explicou Edi Rock quando questionado sobre racismo.
Ainda durante à tarde, foi realizado o painel “Música, resistência e juventude”, que tratou sobre discussões e iniciativas que impulsionam o protagonismo jovem. O encontro contou com a participação de MC Binn, Mc Robs, Negra Jaque e do Diretor do Departamento de Políticas para a Juventude da Sedes (DPJ), Anderson Pavin Neto, que contou um pouco da trajetória profissional enquanto liderança de juventudes e os avanços nas políticas públicas no Estado.
“Temos conseguido avançar nas políticas públicas para as juventudes. Um exemplo é o lançamento de um programa de jovem aprendiz que vai remunerar jovens, que vão poder complementar a renda de suas famílias”, comentou o diretor do DPJ.
Estande
A Sedes está presente no evento com um espaço voltado para apresentações de programas e projetos do governo destinados a pessoas em vulnerabilidade social e inscritas no Cadastro Único, política pública coordenada pela pasta.
A Expo Favela está sendo realizada no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, e se estende até esta sexta-feira (29/11).
Texto: Asscom Sedes