Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Abertas inscrições para seminário sobre Tuberculose e Segurança Alimentar

Publicação:

-
-

O Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose RS, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), promove no dia 27 de março o seminário Tuberculose e Segurança Alimentar: possibilidades de articulação nos municípios do RS. Em formato híbrido, o evento ocorrerá no auditório da Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva da UFRGS, em Porto Alegre, e terá transmissão ao vivo pela plataforma Microsoft Teams para inscritos na modalidade on-line.  

As inscrições estão abertas até o dia do evento para os dois formatos, sendo que na modalidade presencial há o limite de 140 pessoas, conforme a capacidade do local. O formulário está disponível no endereço bit.ly/seminariotuberculose2024. 

O principal objetivo do seminário é incentivar a construção de redes e pactuações intersetoriais que garantam, nos municípios, o acesso à alimentação suficiente e de qualidade às pessoas com tuberculose. Além disso, o encontro também propõe apresentar experiências de municípios onde a articulação entre serviços de saúde e unidades de segurança alimentar já acontecem, como é o caso de Viamão.  

De acordo com a organização do seminário, um dos maiores desafios é aproximar trabalhadores e gestores do Sistema Único de Assistência Social, tendo em vista que grande parte das pessoas com tuberculose encontra-se em situação de vulnerabilidade e risco social. 

O público-alvo do evento são trabalhadores e gestores dos programas municipais de controle da tuberculose, dos equipamentos do Sistema Único de Assistência Social e de unidades de segurança alimentar, representantes e ativistas de conselhos de direitos e políticas públicas e de movimentos sociais. Serão fornecidos certificados para os participantes na modalidade presencial e comprovante de participação mediante registro de presença para participantes que optarem pela modalidade on-line. 

Programação 

08h30 - Abertura 

09h - Desnutrição em pessoas com tuberculose: uma realidade brasileira  

Lilian Paiva, nutricionista, especialista em cuidados nutricionais em UTI, pós-graduanda em Pneumologia Sanitária/ENSP/FIOCRUZ. Atua no Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras, RJ. 

09h30 - Panorama da tuberculose no RS e o papel dos programas municipais na articulação de redes intersetoriais de cuidado 

Carla Jarczewski, médica pneumologista, diretora técnica do Hospital Sanatório Partenon/DGHE/SES-RS e coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose/CEVS/SES-RS. 

10h - SISAN e SUS: a intersetorialidade da Política de Segurança Alimentar e Nutricional 

Naiane Dotto, nutricionista, diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome/ SEDES-RS. 

10h30 - Debate 

11h - Intervalo 

11h10 - Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) e Programa Alimenta Viamão: experiência de articulação intersetorial 

Amanda S. Spindola, assistente social, Esp. em Gestão em Serviço Social.  

Leticia Ferraz Corrales, nutricionista, coordenadora da Política de Segurança Alimentar de Viamão.  

11h40 - Debate e encerramento 

Endereço: Auditório da Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva da UFRGS (rua São Manoel n° 963, bairro Rio Branco, Porto Alegre/RS) 

As inscrições (presenciais e on-line) podem ser realizadas pelo link: bit.ly/seminariotuberculose2024

Texto: Mariana Ribeiro / Ascom SES

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social