Programa Mãe Gaúcha
O programa busca atender gestantes em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, com intuito de fortalecer vínculos entre a mãe e o bebê por meio da entrega de itens essenciais para os primeiros dias de vida. Dessa forma, promove o acolhimento e bem-estar, trazendo mais conforto para os bebês e tranquilidade para as mães.
O Mãe Gaúcha contemplará gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez, que residam nos municípios que aderirem ao edital.
As beneficiárias devem:
- estar com o pré-natal em dia
- ser inscritas no Cadastro Único
- receber o benefício do Bolsa Família ou estar aguardando o deferimento da inscrição no programa.
Cada kit do enxoval é composto por um cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes, meias, além de uma bolsa maternidade.
*O programa Mãe Gaúcha está em conformidade com a Lei nº 12.257/2016.
Segunda edição Mãe Gaúcha
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), anunciou, no dia 25/11, a abertura da segunda edição do Programa Mãe Gaúcha para adesão dos municípios.
Importante destacar que mesmo os municípios que aderiam na primeira edição devem fazer nova adesão ao edital 010/2024 do Mãe Gaúcha.
Confira o edital e o termo de adesão aqui.
Lista parcial de municípios que aderiram à segunda edição do Mãe Gaúcha até o dia 19/11/2024.
Primeira edição Mãe Gaúcha
Confira aqui a lista dos municípios que aderiram ao Programa na primeira etapa
Prestação de contas - Primeira etapa Mãe Gaúcha
Segue o link para dar início à prestação de contas do Mãe Gaúcha. O primeiro passo será preencher a Execução e, na sequência, a finalização da Prestação de Contas, que será disponibilizada nesta página em breve.
Clique aqui para iniciar o processo
Observação: Importante ressaltar que os municípios devem estar com seus titulares e suplentes ativos, ou seja, se houve substituição, esta deverá ser informada com urgência pelo e-mail maegaucha@social.rs.gov.br