Sedes promove capacitação para gestão do Sistema de Benefícios ao Cidadão
Participam agentes públicos que atuam na gestão de programas federais
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A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Escola de Desenvolvimento Social (EDSocial), promoveu nesta quinta e sexta-feira (27 e 28/5), em Porto Alegre, mais uma edição da Capacitação Sibec 2025, ministrada por instrutores da Universidade Caixa, que abordou o novo Sistema de Benefícios ao Cidadão - Sibec V2, implantado em março pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Participaram agentes públicos municipais e estaduais que desempenham as atividades de gestão de benefícios dos programas Bolsa Família e Auxílio Gás dos Brasileiros.
A diretora do Departamento de Assistência Social da Sedes, Ana Rodrigues, abordou a importância do Cadastro Único como porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social e o programa Bolsa Família. “A capacitação do Sibec tem o objetivo de atualizar e compartilhar as informações entre quem já atua na área há bastante tempo e gestores e coordenadores novos, que precisam entender como ele funciona para que se fortaleça e tenha a credibilidade do beneficiário de que ele vai ser inserido nas políticas públicas”, ressaltou. “Multipliquem que essa capacitação vai continuar ao longo do ano para que outros colegas e municípios saibam que existe este espaço qualificado oferecido pelo Estado em parceria com Caixa, único órgão apto a falar sobre os sistemas”, completou.
Ao final do curso, os participantes são capazes de operar corretamente o sistema e suas funcionalidades. O Sibec é uma ferramenta de gestão onde se realizam ações como bloqueio, desbloqueio ou cancelamento dos benefícios, além de fornecer relatórios para o acompanhamento do programa.
O chefe da Divisão de Gestão Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Joceli Edgar Vargas, informou que nesta edição a capacitação foi estendida aos gestores municipais para que compreendam e valorizem o trabalho que é feito na ponta. “Estamos montando um grande grupo com os participantes de todas as capacitações para troca de informações e esclarecimento de dúvidas por facilitadores”, informou. Vargas falou também sobre a aquisição de uma unidade móvel do Cadastro Único, instalada em um ônibus que deve começar a circular pelo Estado em junho. “A ideia é descentralizar o atendimento e ir até as famílias”, destacou.
Elaborada pela Universidade Caixa em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Social, a capacitação tem a coordenação do governo do Estado como parceiro na divulgação e organização das turmas. O curso conta com aulas expositivas e exercícios práticos em laboratório, sob a orientação e supervisão de instrutores formados pela Universidade Caixa.
Para a secretária de Assistência Social de Boa Vista do Buricá, Marilei Heckler Nagel, a atualização é muito importante também devido à rotatividade de servidores. Ela participou acompanhada de um servidor que está há três meses no sistema. “O curso vai nos ajudar a gerar relatórios com os dados das famílias para podermos interpretar corretamente e assim implementar as políticas necessárias. O conteúdo é muito efetivo”, comentou.
A ação totaliza 16 horas de formação e é oferecida de forma gratuita. Quarenta turmas receberão a qualificação até o fim do ano, totalizando cerca de mil participantes.