SAS realiza qualificação sobre Registro Mensal de Atendimento do CRAS
Municípios participam de videoconferência para fazer o adequado preenchimento da ferramenta
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Na manhã desta terça-feira (08/08), a Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio da equipe de Vigilância Socioassistencial, realizou apoio técnico aos municípios sobre o adequado preenchimento do Registro Mensal de Atendimento (RMA) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A reunião, que aconteceu por videoconferência, contou com 314 acessos, além de participação do secretário Beto Fantinel, que deu boas-vindas aos participantes.

“Há uma demanda por números para avançarmos no cofinanciamento das políticas públicas de assistência social. A importância de qualificarmos as informações é justamente poder mensurar e melhorar esse processo, que certamente será feito a partir de indicadores que mostram essa produção. Tenho certeza de que o desdobramento desse apoio técnico se dará nessa qualificação e consequentemente na estruturação de uma política social mais forte e com mais participação do estado”, relata Fantinel.
Registro Mensal de Atendimento do CRAS
O RMA é um sistema de registro de atendimento que é preenchido mensalmente pelos equipamentos dos CRAS, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros POP. O registro permite mensurar o volume de atendimentos, traçar perfis de famílias e indivíduos que são acompanhados, possibilitando um mapeamento completo de ofertas e demandas com dados qualificados na área de assistência social no estado, além de contribuir para o desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF). O apoio técnico foi prestado pelas servidoras Vanessa Pozzer, Ingrid Aragonez e Núbia Caldieraro.
Confira o documento de qualificação na íntegra: Apoio técnico estadual RMA CRAS