Secretário realiza reunião de alinhamento com diretoria da FADERS

-

Em 2023 a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul - FADERS Acessibilidade e Inclusão -completa 50 anos.

Nesta terça-feira, 14, o secretário Beto Fantinel realizou reunião de alinhamento com a diretoria da Fundação com o objetivo de traçar metas de trabalho para esta gestão com mapeamento das necessidades e ampliação de pesquisas para avanço das políticas públicas em prol das pessoas com deficiência.

O diretor-presidente da FADERS, Marquinho Lang, apresentou o projeto para a criação da central estadual de libras. Destacou também o trabalho especial realizado pela Fundação para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A diretora técnica, Miriam Wornicow, ressaltou ainda o Passe Livre Intermunicipal, com cobertura em todos os municípios do estado, entre os vários projetos desenvolvidos pela equipe.

O secretário Beto Fantinel salientou o trabalho conjunto como meta. “Vamos avançar juntos. Entender os desafios. E contem comigo como agente de solução para as demandas e construção de avanços nas políticas que beneficiem as pessoas com deficiência no estado”, afirmou.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23,8% da população do RS se declara com algum tipo de deficiência, o que representa em torno de 2,5 milhões de pessoas.

A Fundação - A FADERS chega aos 50 anos de atuação dedicados à  promoção, coordenação e execução de programas e serviços de articulação e desenvolvimento da política pública estadual para as pessoas com deficiência. “Buscamos ser referência na interlocução entre o poder público e a sociedade para a inclusão plena dos gaúchos com deficiência ou com altas habilidades”, destacou Marquinho Lang.

-