Assembleia do Coegemas debate ações da Assistência Social no Estado
Publicação:

Na manhã desta quarta-feira, o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, palestrou na reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), em encontro que apresentou os novos representantes das associações regionais e a nova presidente do Coegemas, Priscila Nunes, secretária de Assistência Social de Santo Antônio das Missões, para o biênio 2023-2025.
O encontro foi realizado no auditório da Federação das Associações de Municípios do RS- Famurs, e contou com representantes de 100 municípios.
O secretário Fantinel destacou o papel dos assistentes sociais e dos servidores que atuam diariamente com o atendimento dos serviços de cadastro, informação, acolhimento e monitoramento nos municípios. Ele falou também sobre a importância de um trabalho conjunto com um propósito comum. “Nós, gestores da assistência social temos um papel muito importante na vida da sociedade gaúcha. Se estivermos juntos, remando para o mesmo caminho, chamando a atenção do Congresso Nacional, que tem uma PEC, a 383, que vincula 1% do orçamento nacional para o financiamento da política de assistência social, nós certamente teremos êxito na transformação de vidas e no enfrentamento das desigualdades”, afirmou.

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS) é o órgão de integração, representação e apoio aos municípios em assuntos da assistência social e está vinculado à Famurs. Objetivo principal fomentar e estimular o aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na mobilização, articulação, orientação e apoio técnico aos gestores, trabalhadores e conselheiros municipais de Assistência Social. É um espaço de discussão e troca de experiências que através da organização e defesa dos municípios busca o aprimoramento das ações do SUAS, em cada comunidade/território, e que são ofertadas às famílias e indivíduos que necessitam da política pública de assistência social.
O Colegiado é formado por representantes de 27 associações regionais da Famurs, que indicam os titulares e suplentes ao Colégio de Representantes, cujas reuniões são mensais e ocorrem na sede da Federação.