Com R$ 4 milhões financiados via Pró-Social Caxias do Sul inaugura Centro de Acolhimento para Idosos

foto colorida da placa de inauguração
Espaço vai receber 125 idosos em situação de vulnerabilidade social - Foto: Fredy Vieira/ Asscom SAS

No inicio da noite desta quarta-feira (29/11) foi realizada a entrega solene do Recanto da Compaixão Frei Salvador, em Caxias do SuL.

Localizado em um antigo prédio público desativado,  o local abrigará um centro de acolhimento para 125 idosos em situação de vulnerabilidade social. A recuperação do prédio foi possível graças ao financiamento de R$ 4 milhões, por meio do Programa de Incentivo à Inclusão  e Promoção Social , o  Pró-Social.

Vinculado ao Departamento de Inclusão socioprodutiva da Secretaria de Assistência Social (SAS), o programa financia projetos de assistência social apresentados por entidades e  aprovados pelo conselho estadual de assistência social, por meio de incentivo fiscal às empregas que pagam imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS).

foto colorida do secretário falando
Secretário Beto Fantinel reforçou a necessidade de novas políticas públicas para a população idsosa - Foto: Fredy Vieira/ Asscom SAS

Representando o Governador do Estado, o secretário da SAS, Beto Fantinel, participou do evento e destacou que o envelhecimento da população é um desafio a ser enfrentado com a ampliação de políticas públicas e o cuidado com a população idosa. “Na verdade não nos preparamos para o envelhecimento no estado. Trabalhamos, agora,  por uma construção coletiva de novas políticas públicas adequadas ao atendimento da nossa população idosa “. Fantinel também valorizou a participação da sociedade civil nas ações. “ Quando vemos essas  Organizações Sociais, como essa entidade, que contribuem para  tornar o estado  mais acolhedor,  mais justo, isso nos enche de esperança”, refletiu.

foto colorida do Frei Jaime falando
Frei Jaime Bottega agradeceu a equipe do Pró-Social - Foto: Fredy Vieira/ Asscom SAS

O coordenador do projeto e da ONG Mão Amiga, que será responsável pela gestão do espaço, Frei Jaime Bottega, informou que em breve os primeiros idosos já estarão acolhidos no local. Homenageou a equipe do Pró-Social que completa 21 anos neste dia 29 de novembro e  agradeceu as empresas colaboradoras para a recuperação do prédio.

Envelhecimento

No RS a parcela da população 60+ cresceu  50% em 12 anos . Um em cada 5 moradores era idoso quando foi realizado o censo de 2022 pelo IBGE.

Já os dados do estudo População Idosa do RS – 2010-2021, produzido pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), mostram que a idade mediana da população do Estado passou de 32,66 anos em 2010 para 37,10 em 2021 – número que deve alcançar os 47,89 anos em 2060. A estimativa é de que para cada cem moradores do Rio Grande do Sul com menos de 15 anos haja 207 habitantes com 65 anos ou mais, em 2060.

Texto: Asscom SAS