Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em tempos de pandemia é tema de seminário

Publicação:

O evento ocorreu virtualmente nesta terça-feira (18)
O evento ocorreu virtualmente nesta terça-feira (18)

Em referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovido no dia 18 de maio, foi iniciada a programação das 18 ações voltadas à comunicação e à mobilização social sobre o tema no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (18), ocorreu o seminário de abertura sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em tempos de pandemia. A iniciativa é do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA/RS), vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

O evento foi mediado pela coordenadora do CEEVSCA/RS, Rosângela Moreira, e contou com a presença da secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker, da integrante do Comitê, Mariza Alberton, que foi homenageada, do professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Humberto Miranda, e da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Aquarela, Cristiane Santos da Rosa.

A secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker, também participou do seminário
A secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker, também participou do seminário
A secretária Regina Becker parabenizou o trabalho do Comitê e destacou a importância de promover ações como esta. “As programações alusivas à data buscam, fundamentalmente, combater um silêncio que sempre foi reconhecido para os olhos de quem sabe ver, mas que hoje se torna estrondoso diante do contexto lastimável da pandemia. Mais do que nunca, é necessário o planejamento do conjunto de ações que envolvam os órgãos públicos e a sociedade civil, visando à ampliação e qualificação da rede de proteção e o uso adequado e intenso deste recente e potente instrumento de denúncias, o das redes sociais e da tecnologia, definindo medidas urgentes para respondermos à pergunta base deste Seminário”, afirmou Regina.

No encontro, foi abordado o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, aprovado em abril de 2019, em plenária conjunta entre o Conselho Estadual de Assistência Social e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. O plano tem como objetivo traçar diretrizes de políticas, programas e serviços com foco na promoção e proteção dos direitos de meninos e meninas no decênio de 2019 a 2029.

Para debater sobre a temática do evento, o professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Humberto Miranda, fez um panorama da questão das violências sexuais praticadas contra crianças e adolescentes, em conexão com os planos estadual e nacional voltados ao combate a esta problemática. Humberto discutiu sobre a necessidade de tratar este assunto a partir de um olhar crítico e científico para que seja possível obter respostas mais delimitadas para o enfrentamento deste tipo de violência, principalmente durante a pandemia.

Em relação à prática dos serviços de atendimento, a coordenadora do CREAS Aquarela, Cristiane Santos da Rosa, falou sobre a experiência de trabalhar diretamente nesta área e sobre o desenvolvimento de políticas de assistência social. Além disso, foram tratados aspectos relativos ao funcionamento das redes de proteção em meio à pandemia.

A gravação do seminário pode ser conferida aqui.

Confira a programação:

19/05 - Webinar: Conversando com crianças sobre autoproteção

- Patrícia Almeida - Jornalista e idealizadora do Projeto - Eu Me Protejo – Educação para prevenção da violência 

- ????Prof.ª Dra. Anamaria Silva Neves - Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia e Membro do Núcleo de Atenção Integral a Vítimas de Agressão Sexual (NUAVIDAS) do Hospital de Clínicas de Uberlândia

Horário: 9h às 10h30

Público-alvo: pais, familiares, educadores, SFCV, educação infantil, organizações da sociedade civil

20/05 - Webinar: Meu corpo, minhas regras - a arte como manifesto

- Natália Pagot e Felipe Deds - Coletivo Poetas Vivos

- 2 adolescentes e/ou jovens

Mediação: Enfermeira Elaine Oliveira Soares - Coordenadora de Políticas Públicas de Saúde (SMS) de Porto Alegre, mestre em Saúde Coletiva

Horário: 9h às 11h

Público-alvo: adolescentes e jovens

21/05 - Webinar: A violação dos direitos de crianças e adolescentes na internet: responsabilidades e prevenção

- Dr. Júlio Almeida - Promotor de Justiça aposentado e advogado

- Dra. Denise Casanova Villela - Promotora de Justiça do MPRS

Horário: 9h às 11h

Público-alvo: SGDCA e sociedade em geral

23/06 - Webinar: Promoção da saúde como estratégia de Prevenção da Violência contra Crianças e Adolescentes

Palestrantes: a confirmar

Horário: 9h às 11h

Público-alvo: SGDCA

30/06 - Webinar: A Lei 13.431/2017 e a construção dos fluxos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência

Palestrantes: a confirmar

Horário: 9h às 11h

Público-alvo: SGDCA

Clique aqui e confira a arte da programação.

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social