Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Empoderamento feminino: 19 mulheres recebem certificado da Associação Projeto Surfar

Curso de cuidadoras de idosos, pessoas acamadas e/ou com deficiência buscou, ao longo de dez meses, promover a inclusão social

Publicação:

Turma de 2019 do curso de cuidadoras de idosos, pessoas acamadas e/ou com deficiência
Mulheres receberam certificado após 10 meses de curso - Foto: Felipe Farias
Por Carolina Zeni

A noite de quinta-feira (19) foi muito especial, em particular para 19 mulheres que receberam certificado pela conclusão do curso de cuidadoras de idosos, pessoas acamadas e/ou com deficiência. Foram 10 meses intensos de atividades. A iniciativa, que é da Associação Projeto Surfar, de Porto Alegre e existe há uma década, é apoiada pela STAS e busca promover a inclusão social, a cidadania, diminuir a evasão escolar através do esporte, lazer, educação, cultura, arte, saúde e geração de trabalho, emprego e renda.

Desde 2009 o projeto é direcionado a mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Só neste ano a iniciativa contou com 136 inscritas de todo o Estado, número que evidencia a visibilidade desta Associação para a população gaúcha. 

O programa também busca, incontestavelmente, falar sobre empoderamento feminino. As mulheres representam 52% da população brasileira e já atuam em sindicatos, organizações, movimentos e coletivos. A Associação Projeto Surfar entende que elas precisam lutar pelo protagonismo. A Secretária Regina Becker reforçou a importância delas entenderem o seu papel. “Lutamos para que as pessoas entendam a nossa importância no mercado de trabalho e essa é uma linda oportunidade nas famílias que vocês irão atuar."

Entusiasmo

Dona Neusa recebendo certificado do curso
Dona Neusa conclui curso aos 66 anos - Foto: Felipe Farias
Dona Neusa Maria Gonçalves da Silva parece ter captado bem a mensagem. Aos 66 anos, ela dá um show de vivacidade, alegria e disposição. Decidiu se especializar para continuar fazendo o que faz de melhor: trabalhar. “Eu trabalho pra caramba, viu? Já fui telefonista e serviços gerais. Agora estou procurando serviço”, disse.

Gratidão é um ato que ela pratica todos os dias. “O curso me engrandeceu como pessoa, como ser humano. Eu trabalhei em clínicas que visavam só o lucro. Hoje eu enxergo que a gente tem que visar qualidade de vida do ser humano.” Dona Neusa define o curso de cuidadoras de idosos, pessoas acamadas e/ou com deficiência como maravilhoso. “Eu cresci muito e me profissionalizei mais uma vez. Já estou pensando que eu tenho que trabalhar ainda mais. Estou esperando novas oportunidades e tenho certeza que elas vão surgir. Meu futuro vai ser brilhante”, acredita ela. Que para ela não falte disposição, pois como mesmo gosta de dizer: “Minha cabeça é tri boa!”.

Ações

O projeto busca ser um estímulo à formação de pessoas capazes de lidar com as diferenças, tornando-as livres de preconceitos e mais tolerantes com os outros e o ambiente ao seu redor. O certificado do curso é assinado em parceria com a STAS, a Secretaria Municipal de Relações Institucionais e do SINE Municipal de Porto Alegre. A coordenadora da iniciativa, Gicele Melo reforçou que a turma deste ano é privilegiada. “Nós construímos uma grande família aqui. Vocês são poderosas e precisam, cada vez mais, saírem dos seus casulos. Vocês são as borboletas.”

Mulheres cuidadoras que se cuidam

Dentro da iniciativa existe o projeto “Mulheres cuidadoras que se cuidam”, criado justamente para incentivar as participantes a dedicarem um tempo para cuidados com a saúde física e mental.

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social