Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Equipe da SAS participa do IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar

Publicação:

-
Equipe do DPSEAC com Doutora Jane Valente, pioneira na implantação de serviço de família acolhedora no país

Entre os dias 20 e 23/03, a equipe da Divisão de Proteção Social Especial de Alta Complexidade (PSEAC), do Departamento de Assistência Social, da Secretaria de Assistência Social, participou do IV Simpósio Internacional de Acolhimento Familiar, em Campinas.

A participação da equipe no evento teve o objetivo de aprofundar mais o tema de trabalho, bem como de qualificar o serviço prestado pela divisão, já que o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é uma das modalidades de oferta tipificada no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Assim, é voltada à proteção social integral de crianças e adolescentes afastadas do convívio familiar em virtude de violações de seus direitos.

Para a assistente social do PSEAC, Rosa Maria Rodrigues, que participou do evento, “esse tipo de acolhimento familiar é muito potente e faz a diferença na vida das crianças e adolescentes. E também é viável economicamente para o estado, que é o responsável por promover essa política pública”. Por isso, a equipe tem como perspectivas fomentar e apoiar a implantação e implementação de serviços regionalizados que atendam as demandas dos municípios de pequeno porte I e II no âmbito do estado do Rio Grande do Sul.

Já para Angélica Frigo, também assistente social do PSEAC, o evento conseguiu comprovar, por meio de dados científicos, os benefícios do acolhimento familiar para crianças e adolescentes. “As crianças e adolescentes têm o direito de conviver em família, mesmo que estejam afastadas do seu núcleo biológico”, explicou Frigo.

A proteção de crianças e adolescentes é uma prerrogativa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual estabelece que o acolhimento familiar deve ser preferencial ao acolhimento institucional.

“Voltamos fortalecidas de que cada vez mais temos que trabalhar e não medir esforços para que essa política seja implantada no nosso estado”, finalizou Rosa.

O evento contou com uma série de palestras, minicursos e apresentações de trabalho e pode ser assistido no canal do NEPP no Youtube.

Texto: Andréa Ortis/Asscom SAS

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social