Pontos focais da Sedes visitam mais de 70 municípios nos vales do Taquari e Caí, região Central e Serra

-

Ao longo desta semana, os pontos focais da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado visitaram abrigos temporários e ações de mais de 70 municípios dos Vales do Taquari e Caí, Centro e Serra, em parceria com a Defesa Civil e prefeituras. O objetivo das visitas foi aproximar ações e levantar dados importantes para o censo de estruturas e necessidades de alojamentos temporários no Estado, além de prestar apoio técnico sobre programas sociais disponíveis às comunidades.

Equipe já visitou mais de 45 abrigos nos municípios da região Centro, Vales do Taquari e Capi

A primeira etapa da ação que encerrou nesta sexta-feira (17) ajudou a levantar necessidades locais. De acordo com o diretor do Departamento de Inclusão Socio-Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Rodrigo Scaravonato, há necessidades que variam conforme o local. “Há cidades em que a demanda por água ainda é importante e, em outras, são muito relevantes itens de higiene e limpeza, mas sempre essenciais as doações de alimentos”, explicou o servidor que esteve na região com Albano Kunhath e o diretor geral-adjunto da Sedes, Moises Scussel Neto que também esteve em outros 27 municípios da serra e na encosta superior do nordeste.

O grupo também esteve no comando da Defesa Civil em Lajeado, de onde partem algumas das principais iniciativas para o Vale do Taquari. Nesta sexta-feira, 17, além de visitar abrigos em municípios para onde são destinados donativos recebidos no Centro de Doações Regional, localizado no clube União Campestre em Lajeado, os representantes da Sedes tiveram reuniões com as prefeituras. Em Marques de Souza, houve reunião com o vice-prefeito, Lairton Heineck e, em Canudos do Vale o encontro foi com o prefeito Paulo Cesar Bergmann.

O objetivo das visitas é levantar as principais necessidades dos alojamentos temporários

Desde o início das chuvas que novamente afetaram as cidades do Vale do Taquari neste mês de maio, uma equipe do governo do Estado atua baseada em Lajeado para atender e encaminhar as principais demandas da região. Os cinco itens mais necessários para doações em Lajeado neste momento são água sanitária, sabão em pó, escova e pasta de dente, desodorante e xampu, que podem ser doados no Esporte Clube União Campestre em Lajeado (Rua Rosalina Schneider Baron, 14) para ser direcionados a outras cidades. O Centro funciona das 8h às 18h. O chefe de gabinete da Sedes, Helton Adriano Haas, realizou visitas em cinco municípios da região central.