Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Estado inicia levantamento e caracterização de abrigos de acolhimento aos afetados pelas enchentes nesta sexta-feira (10/5)

Publicação:

Equipe da Sedes em monitoramento de abrigo instalado no Lindóia Tênis Club, zona norte de Porto Alegre
Equipe da Sedes em monitoramento de abrigo instalado no Lindóia Tênis Club, zona norte de Porto Alegre

Em uma ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Secretaria Estadual da Saúde (SES), Defesa Civil nacional e do RS e Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (Unicef), diversas equipes iniciaram o mapeamento e a caracterização dos abrigos em funcionamento no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (10/5).

Profissionais aplicaram questionário unificar dados dos abrigos no estado
Profissionais aplicaram questionário para unificar dados dos abrigos no estado


Ao todo, foram visitados 58 abrigos provisórios que acolhem os afetados das enchentes em Porto Alegre, região metropolitana e interior do estado. O responsável por cada local respondeu ao formulário de levantamento de informações aplicado pelas equipes, o qual possibilitará a unificação dos dados para a eficaz inserção dos abrigados nas políticas públicas do Governo.

O questionário permitirá que os órgãos governamentais tenham conhecimento das principais necessidades das pessoas abrigadas, além das condições de infraestrutura dos ambientes. Questões como bem-estar, lazer e segurança também foram levadas em consideração.

O secretário da Sedes, Beto Fantinel, ressalta o reflexo da ação conjunta com os demais órgãos e entidades. “O Estado está somando esforços e vamos passar a monitorar os abrigos de acolhimento onde estão os afetados pelas enchentes. Estamos orientando as gestões municipais para que juntos a gente possa promover a dignidade das pessoas nesses ambientes”, conclui.

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social