Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Estado participa da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Publicação:

-
-

Com o tema Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade, teve início, nesta segunda-feira (11/12), a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN). O evento, que segue até a quinta (14/12), acontece no Centro de Convenções Ulisses Guimarães (CCUG), em Brasília, e reúne representantes de diversos segmentos que atuam em espaços de deliberação, implementação e controle da Política de Segurança Alimentar e Nutricional no país. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) é representada no encontro pela diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome, Naiane Dotto.

Promovida pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) em colaboração com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), a CNSAN tem como objetivo avaliar e propor as diretrizes para o aprimoramento da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, por meio de deliberações coletivas, sendo uma importante instância de controle social e de fortalecimento da cidadania.

O encontro foi precedido por Conferências Estaduais e do Distrito Federal, Municipais e/ou Regionais ou Territoriais, Conferências Livres Nacionais e por Encontros Temáticos Nacionais. Representam o Estado do Rio Grande do Sul no evento os 60 delegados, entre membros de órgãos governamentais e de entidades da sociedade civil, eleitos na 8ª Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS + 1 (CESSANS), realizada em 19 de outubro deste ano.

A CNSAN espera reunir mais de duas mil pessoas, e terá a presença de governadores, ministros de Estado, parlamentares e observadores, além de convidados nacionais e internacionais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também é aguardado na cerimônia oficial de abertura, que acontece na terça-feira (12/12).

Estão previstas na programação diversas atividades, como palestras, grupos de trabalho e debates a partir dos três eixos temáticos desta edição: Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada; e Democracia e participação social.

Texto: Asscom Sedes

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social