FADERS acolhe paratletas que disputam as Paralimpíadas Escolares, em Porto Alegre

Nadadoras no Meeting de Porto Alegre em 2023
Nadadoras no Meeting de Porto Alegre em 2023 - Foto: Fabiano Scheck/CPB

A Faders – Acessibilidade e Inclusão, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), recebe nesta sexta-feira (23/02), no Centro Ocupacional Zona Norte (CAZON), em Porto Alegre, equipes de vários municípios que disputarão a etapa regional das Paralimpíadas Escolares. A competição faz parte do Meeting Paralímpico, que acontece nesta sexta e sábado (24) na capital gaúcha.

Com parceira do Comitê  Paralímpico Brasileiro e da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) do RS, a Faders vai recepcionar e alojar no CAZON mais de 80 pessoas com e sem deficiência, entre paratletas, staff e técnicos, que participarão das Paralimpíadas Escolares nas modalidades de atletismo e natação.

“Vale ressaltar que as Paralimpíadas Escolares não se limitam apenas à competição, mas também promovem inclusão e oportunidades para jovens em idade escolar, tanto de instituições públicas quanto particulares. Talentos como Alan Fonteles, Verônica Hipólito, Petrúcio Ferreira e outros já deixaram sua marca nessas competições, inspirando gerações futuras de paratletas”, enfatizou o presidente da FADERS, Marquinho Lang.

As Paralimpíadas Escolares tiveram sua primeira edição em 2009. A competição é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. A etapa regional qualifica para a etapa nacional, marcada para ocorrer no mês de novembro, em São Paulo.

Neste ano ocorre a estreia do novo formato do Meeting Paralímpico, que vai oferecer mais modalidades esportivas e passará por todas as capitais brasileiras. Em Porto Alegre, serão realizadas provas de três modalidades: tiro com arco, natação e atletismo. As provas serão disputadas por 292 competidores em três endereços:

• Tiro com arco: Cete – Rua Gonçalves Dias, 700
  • Natação: Grêmio Náutico União (GNU) – Avenida Quintino Bocaiuva, 500
  • Atletismo: Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa) – Rua Barão de Cotegipe, 415

Texto: Bethania Loblein/Asscom Faders / Edição: Asscom Sedes