Faders estende até 31 de dezembro a validade das carteiras de Passe Livre Intermunicipal

Card predominantemente branco com a palavra Faders ao centro.
-

A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (Faders), entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), prorrogou até dia 31 de dezembro o prazo de validade de carteiras de Passe Livre Intermunicipal que venceriam a partir de 1º de janeiro de 2024. De caráter excepcional, a medida se fez necessária devido à indisponibilidade do sistema utilizado para o encaminhamento e controle do benefício durante os últimos 30 dias. A carteira é concedida a pessoas com deficiência comprovadamente carentes.

Anunciada pela Faders ainda no mês de maio, a decisão foi tomada em conjunto com a Sedes, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), a Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e a Associação Rio-Grandense de Transporte Intermunicipal (RTI). A prorrogação leva em consideração o estado de calamidade no RS em decorrência das enchentes.

O presidente da Faders, Marco Antônio Lang, destacou a importância da medida. “Estamos cientes dos desafios enfrentados por nossa comunidade em tempos tão difíceis. Estender a validade das carteiras de Passe Livre Intermunicipal é um passo fundamental para garantir o direito de ir e vir e promover a inclusão de pessoas com deficiência, mesmo diante das adversidades," afirmou.

Para mais informações e esclarecimentos, a Faders disponibiliza os telefones (51)32876508 e (51)84820334. Além disso, com o objetivo de facilitar o deslocamento de quem utiliza o Passe Livre Intermunicipal, a entidade também oferece a cópia do ofício circular emitido (baixe aqui), a qual pode servir como comprovante da prorrogação pelos usuários.

Texto: Bethania Haas Loblein/Ascom Faders
Edição: Asscom Sedes