FADERS lança segunda pesquisa sobre Autismo no Rio Grande do Sul
Com dados da Ciptea, fundação apresenta características dos gaúchos com autismo
Publicação:

No dia 2 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Para marcar a data, a FADERS Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Assistência Social (SAS), preparou o Seminário Descobrindo o Autismo no Rio Grande do Sul. Na oportunidade, será divulgada a segunda edição da Pesquisa “Características da população com Transtorno do Espectro Autista no RS”. O evento ocorre no dia 3 de abril, das 13h às 17h30, na Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) da Assembleia Legislativa RS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.faders.rs.gov.br.
A Pesquisa foi realizada com base nos dados de quase dez mil pessoas com autismo que encaminharam a documentação para a FADERS a fim de obter a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea). O estudo é fundamental para se conhecer e aplicar políticas públicas às pessoas com autismo do Rio Grande do Sul, inclusive com especificidades regionais. Se a primeira edição partiu de um recorte de 4.074 pessoas, a atual pesquisa mais do que dobrou esse universo, com dados coletados a partir de 9.503 Cipteas.
A partir da semana que vem, a nova pesquisa estará disponível no site da FADERS. Anualmente, sempre nos meses de abril, dedicado à conscientização sobre o Autismo, os dados serão atualizados. O estudo aponta informações relevantes relacionados à assistência social, à educação, à saúde, ao emprego e à renda.
O Seminário: Além da apresentação da pesquisa, ainda teremos uma palestra sobre o Programa TEAcolhe, com a coordenadora Fernanda Mielke, e outra sobre a Lei nº 15.322/2019, que instituiu no Estado a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com TEA. As inscrições podem ser feitas no site www.faders.rs.gov.br
O que: Seminário Descobrindo o Autismo no Rio Grande do Sul
Quando: 03 de abril de 2023, das 13h00 às 17h30
Local: Sala João Neves da Fontoura – Plenarinho – na Assembleia Legislativa RS (Praça Mal. Deodoro, 101 - Centro Histórico, Porto Alegre – RS)
Programação:
13:00 - Credencimento
13h30 – Mesa de Abertura
14:00 – Apresentação da Pesquisa “Características da população dom TEA no RS” – Aline Monteiro Correia, Coordenadora de Pesquisa da FADERS.
15:00 – Intervalo
15:20 – O Programa TEAcolhe – Fernanda Mielke, coordenadora do TEAcolhe.
16:20 – Lei nº 15.322/2019, Avanços e Desafios – Clarissa Aliati Beleza, Chefe da Unidade Cadep
17:00 – Debate
Inscrições: https://forms.gle/5yLU6451HZHJuyt49
