Governo do Estado fará adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância nesta quinta-feira (19/08)
Publicação:

Amanhã e sexta-feira, dias 19 e 20 de agosto, ocorre o 5º Seminário Pacto Nacional pela Primeira Infância, dedicado à promoção do diálogo entre pessoas e instituições responsáveis pela atenção à primeira infância dos estados da região Sul. Amanhã, às 9h, o Governo do Estado e o Primeira Infância Melhor (PIM) farão a adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, por meio da assinatura do governador Eduardo Leite.
A secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Beker, destaca que a assinatura representa o compromisso em contribuir com a implementação do Marco Legal da Primeira Infância, que consiste em um conjunto de diretrizes legais focadas em atender às necessidades e peculiaridades do desenvolvimento de crianças até os seis anos de idade.
Coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e financiado com recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o evento prevê painéis e workshops voltados à promoção e garantia dos direitos das crianças em seus primeiros anos de vida.
Durante o evento, a experiência do PIM será apresentada em duas oportunidades:
20 de agosto, às 11h:
Gisele Mariuse da Silva, Coordenadora Estadual do PIM, participará do Painel II – Práticas intersetoriais inovadoras na Região Sul com a palestra “A era dos direitos positivos a partir do pioneirismo do Programa Primeira Infância Melhor no estado do Rio Grande do Sul e do Programa Criança Feliz”.
20 de agosto, entre 14h e 18h:
Karine Isis Bernardes Verch, Coordenadora de Pesquisas do PIM, participará do “Workshop 1 – Garantia do direito à convivência familiar entre filhos e mães/pais privados de liberdade, debatendo sobre a promoção de direitos para mulheres privadas de liberdade e seus filhos: a experiência do Primeira Infância Melhor (Boa Prática premiada no Pacto Nacional pela Primeira Infância).
Agosto Verde - Mês da Primeira Infância
Em alusão ao Mês da primeira infância, o Centro Administrativo do Estado está iluminado na cor verde.



