Governo do Estado recebe reivindicações de mulheres do campo da região Centro-Serra
Carta integra mobilização do 30° Encontro Intermunicipal de Mulheres
Publicação:

A carta de reivindicações do 30° Encontro Intermunicipal de Mulheres do Centro-Serra foi entregue nesta terça-feira (16/4) ao governador em exercício, Gabriel Souza, no Palácio Piratini, por uma comitiva de mulheres de Estrela Velha. O grupo esteve reunido, inicialmente, com o Secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, que também acompanhou o encontro na sede do executivo estadual.
Entre os pontos do documento, estão a segurança da mulher, com a implantação de serviços especializados de acolhimento, bem como demandas de saúde, previdência social, agricultura e pecuária e infraestrutura.
“Nosso governo tem compromisso com as políticas de gênero e com as mulheres que trabalham no campo. Há uma série de ações com o mesmo objetivo das solicitações do grupo, como a ampliação das Salas das Margaridas [espaço de acolhimento nas delegacias voltado às mulheres vítimas de violência], assim como as casas de passagem para oferecer apoio. Vamos expandir o diálogo para avançar ainda mais nestes pontos”, garantiu Gabriel.

O governador em exercício ainda citou o monitoramento das demandas de creches, que beneficiam mulheres que trabalham, por meio do Dashboard da Primeira Infância, coordenado pelo Gabinete do Vice-governador.
A presidente da Associação das Trabalhadoras Rurais de Estrela Velha, Nelci Tereza da Silva, destacou o trabalho construído por representantes de dez municípios. “Nos reunimos todos os anos, e apontamos, na carta, nove pontos que são essenciais para apoiar a mulher do campo”, explicou.
“São pautas pertinentes, e temos atuado para oferecer serviços e o apoio necessário para as mulheres. Um exemplo são as entregas dos kits do Programa Mãe Gaúcha, que beneficiarão gestantes em vulnerabilidade social”, destacou Fantinel.
Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Felipe Borges/Secom