Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Idosos de Faxinal do Soturno recebem Centro de Convivência

Publicação:

Novo Centro de Convivência vai possibilitar mais qualidade de vida à população idosa do município.
Novo Centro de Convivência vai possibilitar mais qualidade de vida à população idosa do município.

O município de Faxinal do Soturno está de aniversário, completou 64 anos no domingo, 12. A Secretaria de Assistência social participou da entrega de um dos presentes para a comunidade.

Nesse sábado, 11, a população do município recebeu o novo Centro de Convivência do Idoso. Com uma área total de 212 m², o local vai possibilitar mais qualidade de vida com práticas educativas, de lazer, esporte e desenvolvimento pessoal.

“Cuidar dos nossos idosos é uma das nossas prioridades na Assistência Social. Os Centros de Convivência são importantes ferramentas para este trabalho”, afirmou o secretário Beto Fantinel que participou do ato de inauguração do espaço. Os recursos de R$ 250 mil para a obra tiveram articulação do gestor da pasta, por meio de solicitação de emenda parlamentar ao Deputado Darcísio Perondi.

População- O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com processo de envelhecimento populacional mais acelerado. A população idosa gaúcha cresceu 40% entre 2012 e 2021, de acordo com os dados preliminares do censo IBGE 2022.  Isso representa cerca de 19% da população. Em 2012 os idosos somavam 10,996 milhões de pessoas no RS, em 2021 esse total chegou a 11,448 milhões. A renda relativamente mais elevada e o acesso aos serviços de saúde mais amplos estão entre os fatores considerados para a maior expectativa de vida.

Os resultados do Estado acompanham a média nacional. No país, o número de pessoas com 60 anos ou mais passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% mesmo no período.

“Fazer entregas que possibilitem uma melhor qualidade de vida aos nossos idosos é um compromisso da gestão Eduardo Leite e para isso, a Assistência Social tem uma Unidade Especial de Atendimento ao Idoso, onde desenvolveremos as políticas públicas para esta população”, informou o secretário Beto Fantinel.

Faxinal do Soturno- O município se destaca na região da quarta colônia sendo, além de uma cidade bonita e bem cuidada, um dos municípios polo da região em diferentes aspectos. De acordo com os dados do IBGE, divulgados em  2022, a população é de 6,686 pessoas, com uma expectativa de vida acima dos 75 anos.

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social