Instituição beneficiada com recursos do Pró-Social realiza amostra de robótica em Caxias do Sul
Publicação:
Foi realizada, nesta segunda-feira (1/4), a 3ª Mostra de Robótica dos alunos do projeto Programando o Futuro, no espaço Conexo da Randoncorp, em Caxias do Sul. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Elisabetha Randon e financiada através do Programa Pró-Social do Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O projeto tem como objetivo criar um espaço de convivência e aprendizagem tecnológica para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Durante a mostra, foram exibidos diversos projetos de robótica – como ratoeiras, caixas de bloqueio de combinação, cancela automática, robô varredor, cesta de basquete e fechadura eletrônica – desenvolvidos por cerca de 20 crianças e adolescentes entre os mais de 100 beneficiados pelo Programando o Futuro. A criação de cada protótipo demora aproximadamente o período de três aulas. Antes de iniciar o processo, os alunos fazem uma pesquisa sobre a viabilidade ou não de produção de cada item.
A chefe da Divisão de Coordenação do Pró-Social da Sedes, Gisa Nunez, comemorou o resultado da mostra. “Ficamos muito felizes com a conclusão de mais um projeto. O interesse pelo estudo e pela qualificação é fundamental para a inserção no mercado de trabalho, e a robótica é uma área que vai permitir que esses jovens tenham melhores oportunidades no futuro”, afirmou. O projeto Programando o Futuro recebeu o investimento de R$ 235 mil em repasse de recursos via incentivo fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e de Serviços (ICMS), por meio do Programa Pró-Social.
“O mundo do trabalho do futuro vai passar pelo conhecimento digital. Quem não tiver isso na cabeça, estará fora do mercado. Darmos a oportunidade para os jovens conhecerem a robótica é o modo de irmos formando o mindset do profissional do futuro, que é o modelo mental voltado para o mundo digital”, explicou a representante do Instituto Elisabetha Randon, Jeanine Pacholski.
A coordenadora do projeto, Cristina Fadanelli, destacou a importância da iniciativa. “Nosso maior interesse é fazer com que os jovens amem e se entreguem para esse conhecimento, tendo em vista que nossas escolas contemplam pouco esse tipo de conteúdo”, lembrou. Ela também citou os recursos obtidos via o Pró-Social como fator decisivo para o sucesso do projeto. “Nosso grande diferencial é ter buscado a parceria com o Pró-Social como uma forma de ampliar esse trabalho”, concluiu.
Também participaram do evento os professores do projeto, além de representantes do município de Caxias do Sul e região.
Programando o Futuro - Desenvolvido pelo Instituto Elisabetha Randon, o projeto tem como objetivo oferecer um espaço de convivência e aprendizagem tecnológica para os educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) de Caxias do Sul e Farroupilha. Para participar da iniciativa, os alunos devem integrar o Programa Florescer, promovido pela mesma entidade, o qual realiza um processo seletivo todos os anos, no mês de setembro. Dentre os critérios para obtenção de uma das vagas estão: estudar em escola pública; estar em situação de vulnerabilidade social; e possuir renda per capita de até meio salário mínimo.
Pró-Social - Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o programa estimula a parceria e a colaboração entre empresas, organizações da sociedade civil (OSCs) e a administração pública estadual para o desenvolvimento de projetos sociais e de inclusão e promoção social, por meio de incentivo fiscal do ICMS para empresas parceiras.
O Pró-Social prioriza a realização de ações que busquem subsidiar iniciativas que garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, do padrão de qualidade de vida e da organização social de comunidades em situação de vulnerabilidade, inclusive visando ao desenvolvimento de projetos de promoção de segurança alimentar e nutricional sustentável e obras.
Para mais informações sobre o programa, acesse aqui.
Texto: Ascom Sedes