NOTA DE PESAR À NAÇÃO INDÍGENA
Publicação:

A Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social do RS (SICDHAS) manifesta pesar e indignação pela morte da menina Daiane Griá Sales, indígena Kaingang, de apenas 14 anos, ocorrida nesta quarta-feira (4), na Terra Indígena do Guarita, no município de Redentora.
O caso estarrecedor da menina Daiane expõe o quão necessário e urgente é fortalecer as políticas públicas protetivas e transversais para essa população que vem sofrendo de forma constante violências de todos os tipos em todo o território brasileiro.
Estamos acompanhando as investigações que estão sendo conduzidas com absoluta prioridade pelas forças policiais do Estado, a fim de elucidar qualquer hipótese que possa ter ocasionado esse fato.
Reafirmamos a importância do Estado e da sociedade no processo de cuidado e garantia dos direitos humanos dos povos originários, no sentido de combater a xenofobia e o preconceito, infelizmente ainda persistentes.
É preciso, também, que respeitemos a diversidade cultural e étnica, que muito nos ensina sobre os cuidados com o lugar onde moramos, a valorização da natureza, dos seres vivos, da vida e da humanidade.
Esta Secretaria expressa seus sentimentos aos povos indígenas e se coloca indispensavelmente à disposição neste momento de tanta dor.
Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social