Recursos do Pró-Social beneficiam projeto voltado para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social
Publicação:

Nesta terça-feira (18/6), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) firmou termo de compromisso com a Central Única das Favelas (CUFA-RS), representada pela Associação de Desenvolvimento Social do Norte do RS (ADSNRS), para a execução de projeto através do programa Pró-Social. Serão destinados R$ 287.685,86 em recursos oriundos de incentivo fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e de Serviços (ICMS) para o financiamento de oficinas educacionais e esportivas voltadas para crianças e jovens carentes do município de Santa Rosa. O ato de assinatura ocorreu no Centro Administrativo de Contingência (CAC), em Porto Alegre.
“O papel das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) é muito importante na construção de uma sociedade com mais dignidade. O Pró-Social promove a parceria entre entidades e empresas e beneficia projetos que atendem aqueles que mais precisam, contribuindo no enfrentamento às desigualdades sociais”, explicou o titular da Sedes, Beto Fantinel.
A iniciativa contemplada tem o objetivo de proporcionar a inclusão social a partir da oferta de oficinas de basquete e língua inglesa, com 80 vagas cada uma, e de cidadania e direitos humanos, com a possibilidade até 500 atendimentos, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Intitulado Esporte, Cidadania e Ação, o projeto visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários e auxiliar no encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho.
O coordenador estadual da CUFA, Roberto Torres Junior, comemorou a extensa parceria da entidade com o Pró-Social. “Muitas de nossas oficinas e capacitações são viabilizadas através do programa. É uma parceria estratégica e fundamental para mantermos essas atividades”, afirmou. Junior apontou ainda um reflexo dessa longeva parceria com o programa nas ações realizadas pela CUFA em apoio às vítimas das enchentes. “Para se ter uma ideia, estamos fazendo várias entregas de donativos a comunidades afetadas, inclusive com o uso de veículos adquiridos por meio do Pró-Social”, contou.
Também participaram da cerimônia de assinatura o diretor do Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Projetos Especiais (DIPPE), Rodrigo Scaravonato, e a chefe da Divisão de Coordenação do Pró-Social, Gisa Nunez.
Pró-Social – O programa estimula a parceria e a colaboração entre empresas, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e a administração pública estadual para o desenvolvimento de projetos sociais e de inclusão e promoção social, por meio de incentivo fiscal do ICMS para empresas parceiras. São priorizadas ações que busquem subsidiar iniciativas que garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, do padrão de qualidade de vida e da organização social de comunidades em situação de vulnerabilidade, inclusive visando ao desenvolvimento de projetos de promoção de segurança alimentar e nutricional sustentável e obras.
Para mais informações sobre o programa, acesse aqui.
Texto: Asscom Sedes