Sedes participa da Assembleia de Verão 2024

Intersetorialidade da Assistência Social com a área da Educação foi tema de painel - Foto: Asscom Sedes

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) marcou presença na Assembleia de Verão 2024, em Xangri-lá, nesta quinta-feira (29/02). Promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o encontro deste ano teve como tema “Valorizar a educação de cada gaúcho é fortalecer o futuro de todos”.

"O problema da vulnerabilidade social não é solucionado por um único setor", afirmou Saldanha - Foto: Asscom Sedes

“Problemas complexos demandam soluções complexas. E o problema da vulnerabilidade social não é solucionado por um único setor. Ainda que as áreas sejam muitas, cada uma com suas atribuições e competências dentro da gestão pública, o cidadão é um só, e aquilo que a Educação ou outra área faz nos impacta como um todo”, explicou o secretário adjunto da Sedes, Gustavo Saldanha, durante o painel “30 anos da LOAS e Coegemas/RS: o papel do SUAS na intersetorialidade com a educação”. Comemorativo às três décadas de promulgação da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e da criação do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS), o evento foi realizado no auditório principal da Sociedade dos Amigos do Balneário Atlântida (SABA).

A presidente do Coegemas/RS e secretária de Assistência Social do município de Santo Antônio das Missões, Priscila Nunes, destacou a importância do ato de celebração. “Estamos aqui para fortalecer a luta em defesa das conquistas do Sistema Único de Assistência Social e reafirmar tudo o que nos é amparado por lei e que vem sendo dialogado com os municípios, de modo a ampliarmos os serviços intersetoriais da Assistência Social,” salientou Nunes.

“Vulnerabilidade social, fome, desemprego, falta de moradia, violência doméstica: tudo isso se reflete na sala de aula. Tem questões que não é da área do professor e do diretor da escola, mas do profissional especializado, de outra área, que entende como acompanhar a família e realizar os encaminhamentos necessários. A escola precisa ser esse espaço de busca de soluções e integração das áreas”, afirmou a coordenadora da área de Educação da Famurs, Fátima Ehlert.

Também participaram do painel a assessora técnica de Assistência Social da Famurs, Elisete Lopes, e a psicóloga educacional e representante da rede de atenção psicossocial do município de Santiago, Fernanda Barrichello.

A Assembleia de Verão é o maior evento municipalista do litoral gaúcho. Entre os dias 27 e 29 de fevereiro, gestores municipais, vereadores e representantes do governo gaúcho, além de outras autoridades estaduais e nacionais, bem com lideranças de diversas instituições parceiras, estiveram reunidos para debater o desenvolvimento dos municípios do Estado.

COEGEMAS/RS - Criado em janeiro de 1994 sob o nome de Conselho dos Dirigentes Municipais de Assistência Social (Codimas), passou a se chamar Coegemas em 2006. Vinculado à Famurs, é o órgão de integração, representação e apoio aos municípios gaúchos em temas relacionados à Assistência Social, com o objetivo de fomentar e estimular o aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal do SUAS.

LOAS - Promulgada em 7 de dezembro de 1993, a Lei nº 8.742 regulamenta e estabelece normas e critérios para a organização da Assistência Social no país.

Texto: Asscom Sedes