Sedes promove formação de técnicos da rede socioassistencial do Estado nos sistemas do CadÚnico e de Benefícios
Ao todo, 600 profissionais de cerca de 300 municípios passaram pela formação
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De março a outubro de 2024, técnicos da rede socioassistencial do Rio Grande do Sul puderam realizar um curso de formação para a operacionalização do sistema do Cadastro Único (CadÚnico) e do Sistema de Benefício ao Cidadão versão 2 (SIBEC 2). A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) foi responsável pelo apoio na divulgação, mobilização e inscrição dos interessados. A iniciativa é uma ação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), através do Departamento de Formação e Disseminação da Secretaria de Gestão do Cadastro Único (DFD/SAGICAD), em parceria com a Caixa Econômica Federal.
A formação teve por objetivo capacitar, no formato presencial, as equipes técnicas dos municípios que atuam na gestão do CadÚnico e demais trabalhadores da rede de atendimento que executam as atividades de cadastramento e gestão de benefícios. Cada curso durou dois dias, com aulas expositivas e exercícios práticos em laboratório. A orientação, supervisão e aplicação foram realizadas por instrutores, funcionários da Caixa, formados pela Universidade Caixa. Receberam a certificação, de forma gratuita, mais de 600 técnicos de cerca de 300 municípios, distribuídos em 10 turmas.
Com a situação de calamidade no mês de maio, o Governo Federal abriu exceção para que o Estado pudesse promover duas turmas emergenciais ainda naquele mês e outras que fossem necessárias nos meses seguintes, para sanar as deficiências observadas durante a alta demanda em diversas regiões nesse período.