Situação do Rio Grande do Sul é pauta de reunião do Fonseas

-

Nesta terça-feira (25/6), foi realizada, em Brasília, a Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias de Assistência Social (Fonseas). O secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, participou do encontro representando o Estado.

A situação de calamidade no Rio Grande do Sul foi a pauta inaugural discutida pelos secretários. “As equipes se desorganizaram, foram atingidas, muitos assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, tiveram suas casas perdidas, perderam familiares. Isso traduz um pouco os desafios encontrados para o reestabelecimento do nosso Estado”, comentou o secretário Beto Fantinel.

-

Ainda, Fantinel destacou que 22 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) foram completamente destruídos durante as cheias. “O CRAS é a porta de entrada da nossa política de assistência pública, é a referência das pessoas para pedirem informações e, agora, esses não existem mais. Então ainda precisamos muito de apoio dos outros estados. Para fazer o enfrentamento às calamidades como essa que vivemos no estado é preciso de muita solidariedade e apoio”, enfatizou.

Por meio de uma articulação entre a Sedes e o Fonseas, 20 técnicos dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Paraná estiveram nos territórios atingidos para auxiliar no trabalho de assistência social. A presidente da entidade e secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espirito Santo, Cyntia Grillo, agradeceu o apoio: “nós colocamos o Fonseas à disposição para que a gente pudesse fazer uma mobilização com os estados e poder deslocar as equipes naquele primeiro momento. Então agradeço a todos estados que se colocaram à disposição, que disponibilizaram equipes e já estiveram nos territórios atingidos”.

Somado a pauta, foi tratada sobre a operacionalização da Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social (FORSUAS), instituída pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) no dia 28 de maio de 2024.

Para Fantinel, “é importante que se tenha uma equipe sempre à disposição para atuar imediatamente nos territórios em situações de calamidade. O FORSUAS precisa ser desenhado, com uma proposta que tenha uma equipe mínima e qualificada em cada estado”.

Durante o encontro, também foi articulada a possibilidade de destinação de recursos via Fonseas para o Rio Grande do Sul e sobre o Programa Pé de Meia na intersetorialidade com a Política de Assistência Social.

Texto: Asscom Sedes