STAS avalia com FGTAS e coordenadores de agências do Sine retorno de atendimento presencial
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Atualizar informações sobre a situação das agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) nos municípios gaúchos para que seja desenvolvido um plano conforme orientações do Gabinete de Crise do Governo Estadual devido a pandemia do novo coronavírus, prevendo uma possível abertura das agências com atendimento presencial aos trabalhadores. Esse foi o tema da videoconferência que reuniu a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker e diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Rogério Grade, além delegados e agentes regionais do Trabalho e coordenadores das Agências de Desenvolvimento Social.
Na conversa, muitos delegados relataram a importância do serviço presencial em casos como o seguro-desemprego. A demanda é grande e muitas pessoas estão relatando problemas para encaminhamentos pelo site. “Há muita dificuldade nesse sentido. Seria importante a abertura sob agendamento para esses casos, sem expor os funcionários e a população”, comentou Alex Barboza, do Sine de Guaíba. Representantes dos municípios de Lagoa Vermelha, Santa Maria, Cruz Alta, Santo Ângelo, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Bagé, Ijuí, Santana do Livramento, Santa Rosa, Erechim, Passo Fundo, Montenegro e Lajeado manifestaram igual problema nestas cidades. “É importante darmos atendimento especial a casos especiais”, reforçou Donato José da Silva, do Sine de Lajeado.
Outra preocupação debatida na videoconferência foi a necessidade de oferecer um ambiente arejado e higienizado, além da disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os agentes aptos no atendimento ao público. Os canais virtuais como e-mail, telefone e WhatsApp suprem boa parte das demandas. “A cidade está sob controle assim como os nossos atendimentos, que são on-line”, afirma o Orlando José Koller, do Sine de Ijuí. “É importante abrirmos com precauções e somente com hora marcada. A dificuldade com o seguro-desemprego está grande”, opinou Paula Melina Lemos Ferreira, do Sine de Santana do Livramento. “Estamos administrando de forma sensível a situação. Temos de voltar mas sem volume nas agências, priorizando atendimentos sob agendamento”, relatou Marcos Vinícius, do Sine de Bagé
As unidades do Sine do Rio Grande do Sul poderão retomar atendimento em breve. As agências estão fechadas desde março como medida de prevenção ao coronavírus. A proposta da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é que o atendimento presencial seja exclusivo a pessoas que precisam habilitar o seguro-desemprego, evitando deslocamentos e aglomerações. “É importante lembrar que as pessoas evitem aglomerações e continuem utilizando os serviços on-line disponíveis, deslocando-se à agência apenas em caso de extrema necessidade”, frisou a secretária Regina Becker.
Lembrando que:
Trabalhadores que necessitam dos serviços tem à disposição os canais virtuais:
Seguro-Desemprego - Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
Site: servicos.mte.gov.br
Carteira de Trabalho – Aplicativo: App CTPS Digital
Vagas de emprego - Aplicativo: Sine Fácil
Central de Atendimento do Trabalhador do Ministério da Economia - 158
Maisinformações site da FGTAS - www.fgtas.rs.gov.br
Dúvidas, esclarecimentos e informações - e-mail: fgtas@fgtas.rs.gov.br
Sede administrativa da FGTAS, PGA e Vida Centro Humanístico
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