Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Vigésima Nona Semana Estadual da Pessoa com Deficiência aberta nesta segunda-feira

Uma semana repleta de atividades inclusivas e educativas para fortalecer a conscientização e a participação ativa das PcDs

Publicação:

foto colorida do publico
Até 28 de agosto programação diversificada da 29ª Semana da Pessoa com Deficiência - Foto: Fredy Vieira/Asscom SAS

A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência acontece, anualmente, entre os dias 21 e 28 de agosto. Em 2023 o tema da semana é Rompendo barreiras, garantindo acessibilidade e inclusão e a  abertura oficial da Semana foi realizada no  inicio da tarde desta segunda-feira, na sala D-400 da FIERGS.

Criada pelas Leis nº 14.414/1995 e nº 13.320/2009, a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência tem como objetivo dar visibilidade aos conceitos de acessibilidade e inclusão, promovendo a conscientização da sociedade gaúcha sobre as potencialidades desse segmento social. Na solenidade de abertura as falas das autoridades destacaram  os avanços e os desafios que a pauta exige.

FOTO colorida do secretário e da plateia
"A inclusão das pessoas com deficiência só se dá com a igualdade de oportunidades", destacou o secretário Beto Fantinel - Foto: Fredy Vieira/Asscom SAS

Um dos aspectos que mais contribui para a desigualdade social e falta de oportunidades para as pessoas com deficiência é a baixa escolaridade. A conseqüência são dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. A qualificação foi o tema da manifestação do secretário de Assistência Social, Beto Fantinel. “A sociedade restringe as possibilidades das PcDs, as políticas públicas também precisam avançar muito. Esta semana nos leva a uma reflexão, ao debate,à análise dos indicadores. É um momento mais preciso de vermos onde estamos e onde queremos ir nessa pauta enquanto gestores públicos, empresários, instituições”. Fantinel também lembrou que em 2023 a Faders Acessibilidade e Inclusão,  completa 50 a nos de trabalho. “E temos o que comemorar, mas só venceremos o que nos falta na caminhada se agirmos juntos, ouvindo, refletindo e fazendo as transformações necessárias”, concluiu.

foto colorida do presidente Marquinho Lang
Faders estará na Expointer com a primeira Estação de Acessibilidade da história da Feira - Foto: Fredy Vieira/Asscom SAS

Mesmo com avanços as pessoas com deficiência  enfrentam muitas dificuldades , em especial as barreiras atitudinais que demonstram preconceito e exclusão, como destacou Marquinho Lang,  presidente da Faders Acessibilidade e Inclusão, fundação de articulação de políticas públicas para o seguimento, vinculada à Secretaria de Assistência Social.  Lang ressaltou as conquistas e as mudanças que, aos poucos se apresentam. “Este ano, pela primeira vez em 46 edições, a Expointer terá uma Estação de Acessibilidade, sob a responsabilidade da Faders. Pela primeira vez,  há este olhar em favor das pessoas com deficiência na maior exposição agropecuária de nosso Estado”, enfatizou.

Marquinho Lang também informou os vários cursos gratuitos que a fundação disponibiliza para que todos tenham condições de entender as necessidades e estarem aptos ao atendimento e auxílio de uma pessoa com deficiência. Como exemplo  o curso  para dentistas que atuam em posto de saúde saberem como agir com um paciente PcD.

A presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência- Coepede- Cimone Barbosa destacou a importância de oportunidades diferenciadas a serem dadas para que as pessoas com deficiência possam desenvolver suas habilidades. Ela destacou que a 29ª Semana promete ser uma oportunidade valiosa para promover a conscientização, a inclusão e a participação ativa das pessoas com deficiência em diferentes esferas da sociedade.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI RS - é o grande parceiro da 29ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O diretor Regional da instituição, Carlos Trein,  citou a experiência do Senai na inclusão pelo ensino e o quanto é transformador o resultado. Em tempo de Expointer, Trein também anunciou que pela iniciativa e investimento do Senai em termos de inovação, junto com outros parceiros,  foi  lançado na semana passada, o primeiro trator industrial acessível  de fábrica do mundo.

Após a abertura, ocorreu a palestra, Programa SENAI  de ações inclusivas, uma abordagem sobre o Processo de Educação Inclusiva Profissional, promovida pelo SENAI RS, e ministrada pela pedagoga Roberta Acorsi, especialista em Educação Especial.  

O evento contou com a presença de autoridades do governo estadual, do legislativo estadual, dos executivos municipais, representantes do Judiciário e lideranças de entidades que representam os direitos das pessoas com deficiência.  

Cenário brasileiro

De acordo com as informações do Censo 2022, quase 19 milhões de pessoas com 2 anos ou mais possuem algum tipo de deficiência, representando 8,9% da população brasileira nessa faixa etária.

Programação da 29ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Todos os anos, a FADERS é a responsável por consolidar a programação estadual, com a parceria de entidades representativas das pessoas com deficiência e órgãos públicos do Estado e Municípios Ao longo da semana, haverá uma série de eventos presenciais e virtuais que abordarão questões cruciais relacionadas à acessibilidade e inclusão.
Destaques da Programção:

Encontro sobre Audiovisual, Teatro e Pessoas com Deficiência: No dia 22 de agosto, das 09:00 às 12:00- encontro na Cinemateca Paulo Amorim ( Andradas 736- Casa de Cultura Mario Quintana). Filmes e debates com os elencos e equipes de produção dos curtas-metragens. O evento é aberto ao público e tem como foco discutir o papel do audiovisual na promoção da inclusão. Garanta sua vaga!
Inscrições: https://forms.gle/RSuXgL251o82oRBdA  

Visita Guiada ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS: Nos dias 23 e 26 de agosto, às 14:00, a FADERS e o MARGS proporcionarão uma visita guiada ao museu.
Inscrições: https://forms.gle/C9nkXqWgrfH53xdcA

Roda de Conversa: Vivenciando a Deficiência: Necessidades e Possibilidades: No dia 23 de agosto, das 13:30 às 16:00. Dois Temas Instigantes integram o debate: 1 - Família Atípica: Desafios, Necessidades e Possibilidades. 2 - Vivências do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Franciscana. Link para inscrição : https://forms.gle/1jMDLkMkVNvuwkEcA

Piquenique Inclusivo: No dia 24 de agosto, das 14:30 às 16:30. Local: Parque Germânia ( Av. Ferdinando Kisslinger, 3699, Bairro Jardim Europa, Portão 4 - Porto Alegre).

Baile Dança Comigo?-No dia 25 de agosto, das 14:00 às 16:00, no Geraldo Santana - CTG Glaucus Saraiva( Rua Luiz de Camões, 289-337 - Santo Antônio, Porto Alegre).
Inscrições individuais: https://forms.gle/S6nkwbS4eu43zQc77
  Inscrições de Grupos contato pelo e-mail capacitacao@faders.net.br

Abertura da Estação Acessibilidade na Expointer 2023: No dia 26 de agosto, às 08:00, a FADERS inaugurará a Estação Acessibilidade no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. 

Passeio sobre Rodas: No dia 27 de agosto, às 09:00- Ponto de Encontro no Monumento do Expedicionário do Parque da Redenção em Porto Alegre,

Live - O Auxílio Inclusão - a transição entre Assistência e Previdência Social: No dia 28 de agosto, das 15:30 às 16:30, a inscrições: https://forms.gle/arUVNCDxY3TejAdf6.

Link de acesso para a programação completa da 29ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Texto: Maria Emilia Portella- Asscom/SAS

 

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social