Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Zona Sul recebe segunda audiência pública para construção do Plano Estadual Pela Primeira Infância

Encontro será realizado no dia 4 de outubro em Pelotas

Publicação:

Pepi orientará investimentos e ações do governo para proteção e promoção dos direitos das crianças até seis anos de idade
Pepi orientará investimentos e ações do governo para proteção e promoção dos direitos das crianças até seis anos de idade - Foto: Joel Vargas/Ascom GVG

O governo do Estado realizará, no dia 4 de outubro, a segunda audiência pública para a construção do Plano Estadual Pela Primeira Infância (Pepi). Promovido pelo Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância (Ceipi) com apoio da prefeitura municipal de Pelotas e do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedica), o encontro será na Universidade Católica de Pelotas, em Pelotas, na região Sul, a partir das 8h. O objetivo é oportunizar um espaço para que gestores, trabalhadores da rede de proteção, famílias, sociedade civil e demais interessados dos municípios possam colaborar na construção do documento, previsto pelo Marco Legal da Primeira Infância. Nessa edição, as infâncias quilombolas serão o foco do debate.

A área foi definida como pauta prioritária do Executivo em janeiro deste ano, quando foi criado o Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao Gabinete do vice-governador Gabriel Souza. Assim como a educação, a primeira infância tem concentrado iniciativas estratégicas para o desenvolvimento do capital humano do Rio Grande do Sul. Nesse contexto, o texto do Pepi orientará decisões, investimentos e ações do governo gaúcho para proteção e promoção dos direitos das crianças na primeira infância pelos próximos 10 anos (2024-2034).

Tenente Portela foi o município que abriu os trabalhos, em agosto. Na ocasião, se reuniram cerca de 200 inscritos da região, representando a ampla diversidade local, com ênfase nas infâncias indígenas.

“Na primeira audiência, tivemos uma importante participação de municípios da região Norte, que contribuíram com informações do contexto local e demandas específicas. Queremos, neste segundo encontro, trazer as especificidades da Zona Sul, com atenção aos quilombolas”, explicou o vice-governador. Gabriel destacou que todo o material servirá como subsídio para elaboração de um plano que contemple a realidade da primeira infância gaúcha.

Audiência Pública do Pepi – Região Sul – Pelotas

A audiência é aberta ao público. Para participar, é necessário realizar inscrição por meio de formulário eletrônico.

4/10 - no Auditório da Universidade Católica de Pelotas (Rua Gonçalves Chaves, 373 - Centro, Pelotas)

Programação

8h - Credenciamento
9h - Mesa de abertura
10h - Painel 01 - Primeira Infância: prioridade absoluta
10h30 - Audiência pública
12h às 13h30 - Intervalo
13h30 - Grupos de Trabalho para a construção participativa do Pepi RS e levantamento de contribuições para o Pepi a partir das diferentes realidades do RS
15h - Intervalo
15h30 - Apresentação das propostas dos Grupos de Trabalho
16h30 - Construção dos Planos Municipais pela Primeira Infância
17h30 - Encaminhamentos finais

Edital de chamamento da audiência pública em Pelotas

Metodologia de elaboração do Pepi

A metodologia de elaboração do Plano Estadual Pela Primeira Infância prevê um processo estruturado em três etapas. A primeira refere-se às definições conceituais e estratégicas, quando serão estabelecidos os direcionadores do documento. A segunda etapa compreende o diagnóstico e a problematização da temática, considerando os aspectos territoriais e as situações das diferentes infâncias. A terceira fase contempla a elaboração de estratégias e propostas, que deverão fazer frente aos problemas discutidos anteriormente.

As contribuições oriundas das audiências públicas deverão dar suporte ao diagnóstico da primeira infância no Estado, além de servir como elemento para a construção de propostas voltadas para as diferentes infâncias. Após sua consolidação, o Pepi será apresentado às secretarias estaduais e ao Cedica.

Próximos encontros

  • Região Serra - Bento Gonçalves
    Outubro - local será informado posteriormente
  • Região Metropolitana - Porto Alegre
    Data e local serão informados posteriormente
  • Região Fronteira - Santana do Livramento
    Data e local serão informados posteriormente

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social