Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Escola de Desenvolvimento Social mobiliza 483 municípios e 4 mil pessoas no primeiro semestre de 2025

Publicação:

grupo de pessoas de pé posando para foto
Equipe ministra encontro em Arvorezinha - Foto: Brayan Martins

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) promove, por meio da sua Escola de Desenvolvimento Social (EDSocial), uma série de qualificações e apoios técnicos nos municípios gaúchos, como parte integrante da sua estratégia de descentralização e ampliação da presença territorial. Só no primeiro semestre de 2025, a ED Social já alcançou 4 mil pessoas. Aproximadamente 483 municípios já participaram das atividades oferecidas pela Escola.  

 

As atividades incluem uma série de qualificações e apoios técnicos voltados ao fortalecimento da política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A ED Social oferece exposições teóricas e práticas que vão desde os princípios básicos e primeiros passos da política — como no seminário “Início de Gestão: Conhecer para Fortalecer o SUAS”, que já alcançou 169 municípios — até oficinas voltadas à preparação para situações emergenciais, como “SUAS em Cenários de Desastres”, que já capacitou gestores, trabalhadores e usuários de 100 municípios em resposta às enchentes de maio de 2024 e às fortes chuvas de junho de 2025.

 

Além disso, a Sedes promove capacitações sobre temas estratégicos como o cofinanciamento estadual, a formalização de convênios e o acesso aos recursos do Estado. Também oferece apoio para o planejamento local das políticas de assistência social, por meio do Apoia SUAS, e formações voltadas à operação do sistema federal de gestão de benefícios, como a Capacitação SIBEC.

 

Para o secretário-adjunto de Desenvolvimento Social, Gustavo Segabinazzi Saldanha, a qualificação da rede é um papel fundamental da Secretaria, junto com o investimento e o cofinanciamento das políticas. “Estar próximo aos municípios, conhecendo suas realidades e dialogando com gestores, trabalhadores e usuários nos ajuda a qualificar nossos processos e serviços. O objetivo é melhorar a gestão e a execução dos recursos, tornar os serviços mais humanizados e eficientes, e garantir que nossas ações, especialmente diante das calamidades climáticas, sejam cada vez mais setoriais, integradas e resilientes”, destaca.

 

De acordo com a Assistente Social do município de Sinimbu, Rosilda Escobar dos Santos, momentos como esse são de suma importância. “Muitos desafios ainda estão para serem enfrentados e a gente precisa de ajuda técnica. A gente agradece muito por estar participando", afirmou. A psicóloga, Suellen Fidelis, do mesmo município, afirma que é valioso “ter um momento em que a gente pode juntar os municípios, num momento em que a gente está mais calmo e poder repensar em como fazer diferente, como fazer melhor, como aprimorar", concluiu.

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social