Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Estado apresenta propostas para emendas parlamentares em reunião com a bancada gaúcha

Publicação:

regina em reunião pelo computador
Secretária Regina Becker participou do encontro virtual - Foto: Cristina Pozzobon/Ascom Stas
Por Carolina Zeni/Ascom Stas

A secretária do Trabalho e Assistência Social Regina Becker participou, na manhã de hoje (6), da reunião com a bancada federal gaúcha para apresentação de propostas para destinação emendas parlamentares para 2021. Participaram do encontro deputados e deputadas estaduais, senadores e secretários de Estado.
Dois projetos foram apresentados pela STAS, ambos no âmbito do Programa RS Trabalho, Emprego e Renda – RS TER. O primeiro, no valor de R$ 1,2 milhão, é voltado para a qualificação do artesanato aos apenados, nos centros prisionais, e aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Cerca de 1,6 mil homens e mulheres devem ser beneficiados na fase inicial do projeto, que prevê a compra de materiais permanentes e o incentivo para que os artesãos formados tornem-se multiplicadores. “A iniciativa vai proporcionar que os apenados e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de todo o Estado obtenham a carteira do artesão, a fim de melhorar a qualidade de vida e a autoestima, além de prepará-los para a convivência e reintegração na sociedade”, destacou a secretária Regina.
O segundo projeto, no valor de R$ 3,6 milhões, é direcionado à qualificação profissional dos trabalhadores em geral e deve beneficiar 1,8 mil pessoas que buscam ingresso ou reingresso no mercado de trabalho. Deve atingir os seguintes municípios: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Camaquã, Canguçu, Caxias do Sul, Erechim, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Uruguaiana e Vacaria.
A secretária Regina também pediu apoio ao Projeto de Lei nº 4292/2020, que trata das ações emergenciais destinadas ao reforço do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para o atendimento e acompanhamento à população em situação de vulnerabilidade e risco social durante o estado de calamidade pública em virtude do coronavírus.

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social