Estado assina convênio com região Noroeste para qualificação de atendimento a pessoas idosas
Pela primeira vez consulta popular beneficia política para idosos a nível estadual
Publicação:

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), firmou, nesta terça-feira (25/04), um convênio com o Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (CISA) para qualificação do atendimento a pessoas idosas. O ato de assinatura foi realizado na sede do CISA, no município de Ijuí, e contou com a presença do secretário da SAS, Beto Fantinel, do presidente do CISA e prefeito de Chiapetta, Eder Both, e do presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE) Noroeste Colonial, Nelson Thesing.
Com verbas definidas por Consulta Popular, o convênio firmado destinará R$ 235,7 mil para a formação de pessoal em inclusão social e em direitos humanos para atendimento de pessoas idosas. O objetivo é garantir uma melhor qualidade de vida a esta população, por meio de atividades que promovam seu desenvolvimento físico e mental. Além da qualificação, o projeto prevê a aquisição de material para oficinas ofertadas a idosos nos 11 municípios que integram o COREDE Noroeste Colonial.
“Essa é uma iniciativa que vai servir para outros conselhos, para que sigam o mesmo caminho. Não é por acaso que estamos aqui hoje. É porque essa região, esse COREDE, tomou a decisão de fazer um investimento numa política pública, pela primeira vez, via Consulta Popular. Este é o primeiro convênio do Estado do RS que estamos assinando via Consulta Popular para política de atendimento à pessoa idosa”, destacou Fantinel. Ele ainda reforçou a importância do trabalho conjunto entre o Estado e os municípios gaúchos no enfrentamento às vulnerabilidades sociais. “Eu preciso e quero contar com os municípios, e os municípios podem contar com a SAS para que juntos possamos melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, finalizou.

O presidente do CISA saudou o COREDE Noroeste Colonial pela iniciativa de utilizar os recursos de Consulta Popular para desenvolver uma política pública em prol do público idoso. “Estamos na região Noroeste do Rio Grande do Sul, que é a região com a maior proporção de idosos no nosso país. Então, precisamos de políticas públicas nesse sentido”, avaliou Both.
“Este é um projeto que nasce de uma articulação da região. E ao olharmos o processo de envelhecimento, começamos a entender que o Rio Grande do Sul é o estado que está liderando em número de pessoas com mais idade no país, e que a nossa região é a que está liderando no estado do Rio Grande do Sul”, disse o presidente do COREDE Noroeste Colonial. “Então, nada melhor do que prepararmos pessoas para trabalhar com os idosos”, comemorou Thesing.
Também participaram do evento a vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI), Carla Capitanio, a coordenadora da Unidade de Atenção ao Idoso da SAS, Cátia Siqueira, além de diversos prefeitos e outras autoridades da região.
CISA - O Consórcio Intermunicipal do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul foi fundado em 7 de maio de 1997 e constitui-se sob associação pública com personalidade jurídica de direito público e de natureza autárquica intermunicipal, sem fins lucrativos. Atualmente é composto por 47 municípios.
COREDE Noroeste Colonial - O Conselho Regional de Desenvolvimento Noroeste Colonial é composto por onze municípios: Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Condor, Coronel Barros, Ijuí, Jóia, Nova Ramada, Panambi e Pejuçara.
Texto: Asscom SAS