Estado participa de discussão sobre proteção social em desastres climáticos no G20 Social
Experiência do governo durante as enchentes será apresentada em painel
Publicação:
O governo gaúcho estará presente no G20 Social, evento internacional que ocorrerá no Rio de Janeiro entre 14 e 16 de novembro. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, representará o Estado e será um dos participantes do painel "Proteção social em desastres climáticos", na quinta-feira (14/11). No encontro, o secretário discutirá o tema a partir da atuação do Executivo estadual nos eventos meteorológicos de 2023 e 2024.
“Participar do G20 Social é uma oportunidade única de compartilhar a experiência nos desafios que enfrentamos, primeiramente no Vale do Taquari, em 2023, e neste ano com as enchentes em diversas regiões do Estado”, avalia Fantinel. “Ao mesmo tempo, é a chance de aprender com as boas práticas de outros países e de fortalecer o diálogo e a cooperação internacional, buscando soluções coletivas.”
A Sedes é responsável pelo suporte direto às famílias em situação de vulnerabilidade por meio de diversos benefícios – como o Volta por Cima (que repassou R$ 251,9 milhões para mais de 100 mil famílias), o Aluguel Social e Estadia Solidária, o Cuidar Tchê 60+ e o Partiu Futuro Reconstrução. A pasta realizou ainda o repasse de recursos para fortalecer a área social dos municípios, criou o Censo dos Abrigos, ofereceu suporte técnico para a gestão desses espaços e segue atuando no monitoramento e na sistematização de informações sobre alojamentos provisórios e desabrigados no Estado.
G20 Social
O G20 Social é um fórum paralelo ao tradicional G20, que reúne as principais economias do mundo. Nesse formato, o foco é discutir políticas públicas e estratégias de inclusão social, com o objetivo de promover um desenvolvimento mais equitativo entre os países membros.
A edição de 2024 será marcada por debates sobre temas como a erradicação da pobreza, a promoção da saúde e da educação de qualidade, a igualdade de gênero e a sustentabilidade.
Texto: Ascom Sedes
Edição: Felipe Borges/Secom