Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Estado participa de discussão sobre proteção social em desastres climáticos no G20 Social

Experiência do governo durante as enchentes será apresentada em painel

Publicação:

-
-

O governo gaúcho estará presente no G20 Social, evento internacional que ocorrerá no Rio de Janeiro entre 14 e 16 de novembro. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, representará o Estado e será um dos participantes do painel "Proteção social em desastres climáticos", na quinta-feira (14/11). No encontro, o secretário discutirá o tema a partir da atuação do Executivo estadual nos eventos meteorológicos de 2023 e 2024.

“Participar do G20 Social é uma oportunidade única de compartilhar a experiência nos desafios que enfrentamos, primeiramente no Vale do Taquari, em 2023, e neste ano com as enchentes em diversas regiões do Estado”, avalia Fantinel. “Ao mesmo tempo, é a chance de aprender com as boas práticas de outros países e de fortalecer o diálogo e a cooperação internacional, buscando soluções coletivas.”

A Sedes é responsável pelo suporte direto às famílias em situação de vulnerabilidade por meio de diversos benefícios – como o Volta por Cima (que repassou R$ 251,9 milhões para mais de 100 mil famílias), o Aluguel Social e Estadia Solidária, o Cuidar Tchê 60+ e o Partiu Futuro Reconstrução. A pasta realizou ainda o repasse de recursos para fortalecer a área social dos municípios, criou o Censo dos Abrigos, ofereceu suporte técnico para a gestão desses espaços e segue atuando no monitoramento e na sistematização de informações sobre alojamentos provisórios e desabrigados no Estado.

G20 Social

O G20 Social é um fórum paralelo ao tradicional G20, que reúne as principais economias do mundo. Nesse formato, o foco é discutir políticas públicas e estratégias de inclusão social, com o objetivo de promover um desenvolvimento mais equitativo entre os países membros.

A edição de 2024 será marcada por debates sobre temas como a erradicação da pobreza, a promoção da saúde e da educação de qualidade, a igualdade de gênero e a sustentabilidade.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Felipe Borges/Secom

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social