Estado recebe doação de 1,5 mil kits de eletrodomésticos e de R$ 6,25 milhões para inclusão social e produtiva

Municípios que manifestaram interesse repassarão equipamentos para atingidos pelos eventos meteorológicos de abril e maio

Serão 52 municípios contemplados, parte na região do Vale do Taquari
Serão 52 municípios contemplados, parte na região do Vale do Taquari - Foto: Fredy Vieira / Asscom Sedes

Nesta quinta-feira (4/7), o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), recebeu a doação de 1.580 kits de eletrodomésticos, entregues pelas empresas State Grid, CPFL Energia e RGE. Além disso, foi realizada a assinatura do termo de compromisso pela RGE no valor de R$ 6,25 milhões destinado ao Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Social e Produtiva (Feaisp – Desenvolvimento Social).

Os atos foram celebrados no Centro Logístico da Defesa Civil, em Porto Alegre, com a presença do vice-governador Gabriel Souza, do secretário da Sedes, Beto Fantinel, representantes das empresas e dos municípios beneficiados.

“Ficamos agradecidos de ver estes kits serem doados para pessoas que tanto precisam por meio dos municípios. São eletrodomésticos que têm grande valor no dia a dia das famílias. Além disso, o recurso do Fundo Estadual de Inclusão Produtiva vai colaborar para que profissionais de diversas áreas recuperem equipamentos de trabalho”, disse o vice-governador.

Entrega foi realizada no Centro Logístico da Defesa Civil
Entrega foi realizada no Centro Logístico da Defesa Civil - Foto: Fredy Vieira / Asscom Sedes

“Quando alguém estende a mão em um momento de dificuldade, precisamos enaltecer. Além doação de eletrodomésticos, teremos o aporte de mais de R$ 6 milhões que serão direcionados para políticas de inclusão socioprodutiva. Ao mesmo tempo em que estamos apoiando as comunidades para organizarem as suas casas, também atuamos para que elas retomem suas atividades enquanto cidadãos”, falou o secretário da Sedes.

Os kits de eletrodomésticos são compostos por fogões e geladeiras com a voltagem de 220V. No ato, também houve a doação de 500 kits de limpeza e 30 mil litros de água potável, totalizando R$ 3 milhões em donativos. Ao todo, 52 municípios receberão os kits, após manifestarem interesse perante dois editais de chamamento publicado pela Sedes – o primeiro focado em cidades em estado de calamidade ou emergência no Vale do Taquari e o segundo destinado às demais regiões, neste caso apenas com a situação de calamidade decretada. A distribuição para as prefeituras começou logo após o evento, com a entrega de 25 kits para Triunfo. Foi estabelecido um cronograma de entregas com os municípios que ficarão encarregados de fazer a seleção das famílias beneficiadas.

“A CPFL tem uma parceira de longa data com o Governo do Estado e agora esperamos que essa doação minimize os efeitos desse evento climático na vida das pessoas e ajude na reconstrução dessas cidades”, destacou o  vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios do Grupo CPFL, Vítor Fagali.

Representando os municípios beneficiados, o prefeito da cidade de Capitão, Jari Hunhoff, falou sobre a ajuda recebida. “Nesse momento queremos agradecer ao nosso Governo Estadual por todas as ações feitas pelos nossos municípios, em especial hoje, com essa doação das empresas, que ajudará a minimizar essas perdas”, declarou Hunhoff.

Doação ao Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Social e Produtiva (Feaisp – Desenvolvimento Social)

Além da doação de kits de eletrodomésticos e de limpeza, a Sedes firmou um termo de compromisso com a RGE, distribuidora do Grupo CPFL, por meio do Instituto CPFL, para o recebimento de R$ 6,25 milhões para o Feaisp – Desenvolvimento Social. O valor será destinado para programas dedicados à capacitação profissional, visando a geração de trabalho e renda aos moradores atingidos pelos eventos meteorológicos de abril e maio, uma das ações será o Emancipa Família Gaúcha, projeto que está sendo elaborado pela Sedes.

“Como uma empresa gaúcha que somos, é com muita satisfação que participamos dessa iniciativa que vai fazer, através do Feaisp, com que as famílias possam reiniciar e reescrever as suas histórias”, declarou o Gerente de Serviços Comerciais da RGE, Fábio Calvo.

Doações para o Feaisp

Uma das principais fontes de recursos do fundo Feaisp – Desenvolvimento Social se dá através da captação direta de empresas contribuintes do ICMS, que possuem 100% de incentivo em relação ao imposto. Também é possível auxiliar as políticas públicas de inclusão socioprodutiva pela doação direta ao Fundo pela conta:

CNPJ 17.242.683/0001-96

CC 03.456761.0-6

Agência 0100

Banco Banrisul

Também participaram do evento a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado, Marjorie Kauffmann; o defensor público do Estado, dr. Rodolfo Malhão; e o Superintendente Técnico e de Relações Institucionais da Famurs, Cláudio Paranhos.

Confira a lista de municípios contemplados: Municípios - Kits eletrodomésticos

Os atos realizados fazem parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.