Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Estão abertas as inscrições para o projeto Varejo Social Rio Grande do Sul

Publicação:

-
-

Estão abertas, até o dia 22 de novembro, as inscrições para a edição deste ano do projeto Varejo Social Rio Grande do Sul. A iniciativa prevê a seleção de 40 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que foram diretamente afetadas pelas enchentes e que possuem bazar social ou interesse em implementar espaço para essa finalidade.

Cada entidade receberá apoio financeiro no valor de R$ 35 mil para reconstrução física da organização e desenvolvimento institucional. O projeto é executado pelo Instituto Lojas Renner – pilar social da Lojas Renner S.A. – e financiado pelo programa Pró-Social, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Além do repasse do recurso, o Varejo Social Rio Grande do Sul oferecerá apoio técnico às OSCs, visando à melhoria das habilidades de vendas das entidades e à qualificação dos locais de comercialização. Também serão ofertadas oficinas de reparos de roupas e lavanderia.

Podem participar da seleção as OSCs que atendam aos seguintes requisitos:

  • ser uma organização sem fins lucrativos afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul;
  • já realizar comercialização de produtos, novos ou usados, em atividade caracterizada como bazar social, ou ter interesse e capacidade física para implementar o espaço;
  • ter infraestrutura mínima para realizar o projeto conforme critérios de elegibilidade do edital;
  • dispor de 36 horas para formação presencial e online de dois funcionários da entidade, com acesso a computadores e internet;
  • demonstrar capacidade de impacto na comunidade e viabilidade financeira;
  • apresentar as documentações necessárias, conforme disposto no edital.

Para mais informações, acesse aqui.

Pró-Social

O programa estimula a parceria e a colaboração entre empresas, organizações da sociedade civil (OSCs) e a administração pública estadual para o desenvolvimento de projetos sociais e de inclusão e promoção social, por meio de incentivo fiscal do ICMS para empresas parceiras.

O Pró-Social prioriza a realização de ações que busquem subsidiar iniciativas que garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, do padrão de qualidade de vida e da organização social de comunidades em situação de vulnerabilidade, inclusive visando ao desenvolvimento de projetos de promoção de segurança alimentar e nutricional sustentável e obras.

Para mais informações sobre o programa, acesse aqui.

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social