Faders assina termo de cooperação para inclusão de serviços em unidades do Tudo Fácil

A cerimônia de assinatura do convênio da Faders com o Tudo Fácil aconteceu na Sala de Governança, mesa grande no centro bege com cadeiras cinzas ao redor, no fundo um painel da SPGG e enfrente dele e o Secretário em exercício de Planejamento, Governança e Gestão, Bruno Silveira; o diretor de Diversidade e Inclusão da SJCDH, Moisés Bauer, representando o Secretário Fabrício Peruchin; e o Presidente da FADERS, Marco Antônio Lang, diretores e assessores das duas secretarias, além da equipe técnica da FADERS, incluindo a Diretora Técnica Miriam Garcia, a Coordenadora de Pesquisa Aline Monteiro, Simone Kops e Lidia Lessa. Em mãos o presidente da Faders e o secretário Bruno tem uma cópia do termo assinado. Fim da descrição
Iniciativa visa ampliar a acessibilidade e promover a inclusão de pessoas com deficiência - Foto: Asscom Faders

Na quinta-feira (03/10), a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders - Acessibilidade e Inclusão), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), firmou um termo de cooperação com as secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) para integração dos serviços de emissão da Carteira do Passe Livre Intermunicipal e da Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA) às Centrais de Atendimento Tudo Fácil. O objetivo da iniciativa é ampliar a acessibilidade nas unidades, a fim de que cidadãos com deficiência possam obter de maneira facilitada os documentos, garantindo maior agilidade, eficiência e inclusão nos atendimentos.

“A assinatura deste termo representa um grande avanço no nosso compromisso de transformar o acesso aos serviços públicos para pessoas com deficiência. Os centros do Tudo Fácil possuem acessibilidade e estão estrategicamente localizados, permitindo que a parceria nos aproxime ainda mais da população”, destacou o presidente da Faders, Marco Antônio Lang, durante a solenidade de assinatura, realizada na Sala de Governança, em Porto Alegre.

O secretário em exercício da SPGG, Bruno Silveira, afirmou que a proposta é que “o espaço no Tudo Fácil seja acolhedor, acessível e que a pessoa se sinta bem atendida ao garantir seus direitos.” Já o diretor de Diversidade e Inclusão da SJCDH, Moisés Bauer, aproveitou a oportunidade para divulgar o projeto RS Libras, ressaltando que a iniciativa facilitará a comunicação com pessoas com deficiência auditiva nas unidades do Tudo Fácil.

Numa primeira fase, os funcionários das agências Tudo Fácil passarão por uma capacitação oferecida pela equipe técnica da Faders, a fim de se familiarizarem com os processos do Passe Livre Intermunicipal e da CIPTEA, bem como com a abordagem cidadã no atendimento a pessoas com deficiência. Após a formação, será definida a data a partir da qual os cidadãos poderão solicitar os documentos nas unidades do Tudo Fácil. O processo de solicitação das carteiras será iniciado nas agências, encaminhado à FADERS e, uma vez aprovado, o documento será emitido e devolvido ao Tudo Fácil para retirada pelo cidadão.

O acordo reafirma o compromisso do governo gaúcho com a promoção da inclusão e acessibilidade, oferecendo soluções práticas e humanizadas no atendimento à população com deficiência, e contribuindo para a construção de um Estado mais justo e inclusivo.

Texto: Bethania Haas Loblein/Asscom Faders
Edição: Asscom Sedes