Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Firmado convênio para fortalecimento de ILPI do município de Guaporé

Publicação:

Recurso será destinado à compra de mantimentos para instituição que acolhe 31 idosos
Recurso será destinado à compra de mantimentos para instituição que acolhe 31 idosos - Foto: Fredy Vieira/Asscom SAS

Nesta segunda-feira (16/10), foi assinado um convênio administrativo entre a Secretaria de Assistência Social (SAS) e a Associação Amigos de Santa Rita, do município de Guaporé, no valor de R$ 50 mil. O recurso, oriundo de emenda parlamentar do deputado estadual Vilmar Zanchin, será utilizado na aquisição de gêneros alimentícios para atender as necessidades de idosos que residem na ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos) e viabilizar a abertura de novas vagas para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“É fundamental que haja deputados com sensibilidade para destinar recursos à área social, porque isso reflete na qualidade de vida da população mais vulnerável”, afirmou o titular da SAS, Beto Fantinel. Ele ainda destacou a importância da melhoria da estrutura e atendimento de ILPIs, tendo em vista o número crescente de institucionalizações de idosos no Estado.

 Para o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, é necessário um maior apoio a instituições que acolhem pessoas idosas e que realizam um trabalho idôneo. “Essa instituição assistencial contemplada pela emenda é um exemplo de trabalho sério, sendo gerida pela própria comunidade, por voluntários, e ficamos felizes em colaborar com o trabalho desenvolvido”, disse Zanchin.

O presidente da Associação Amigos de Santa Rita, Caio Zanon, comemorou o repasse. “Esse recurso vem ajudar em muito nossa instituição, que atualmente abriga 31 idosos, oferecendo seis refeições diárias, além de serviços médicos, de fisioterapia e de psicólogo, entre outros”, ressaltou Zanon. “Ações como essa [de destinação de recursos via emenda parlamentar] nos deixam engrandecidos, porque vemos que nosso trabalho começa a ter visibilidade, e reforçam a importância do atendimento às pessoas que mais precisam”, finalizou.

O ato de assinatura do convênio foi realizado no gabinete da SAS e também contou com a presença da vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI), Carla Capitanio, da chefe da Unidade de Atenção à Pessoa Idosa da SAS, Cátia Siqueira, e de outros servidores do órgão, além de diversos membros da equipe da entidade beneficiada.

 

Texto: Asscom SAS

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social