Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Força Nacional do SUAS e Sedes iniciam parceria para auxílio às equipes de assistência social dos municípios atingidos

Publicação:

Secretário Adjunto da Sedes contribui com orientações aos municípios
Secretário Adjunto da Sedes contribui com orientações aos municípios

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) coordenou junto a uma equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o início dos trabalhos de apoio técnico de gestão dos recursos de assistência aos municípios, nesta quarta-feira (22/5). As primeiras cidades visitadas foram Guaíba, Eldorado do Sul, Estrela e Lajeado, que repassaram ao MDS e à Sedes suas principais necessidades na área social de acolhimento aos atingidos pelas enchentes.

Equipes da Sedes e MDS visitaram municípios da região metropolitana e do Vale do Taquari
Equipes da Sedes e MDS visitaram municípios da região metropolitana e do Vale do Taquari

Os profissionais do MDS fazem parte da Força Nacional do Sistema Único de Assistência Social e iniciaram o mapeamento das principais necessidades dos municípios atingidos. “Nessa ação, nosso primeiro apoio é o de gestão. Estamos aqui com a equipe do Governo Federal para identificar os serviços mais necessários no momento, dentro da área social. Com essa informação, podemos fazer a solicitação precisa de colaboração técnica para outros Estados dispostos a ajudar o Rio Grande do Sul”, explicou o secretário adjunto da Sedes, Gustavo Saldanha, que acompanhou a visita aos municípios de Guaíba e Eldorado do Sul.

Além disso, o apoio técnico de gestão realizou diversas orientações relativos a procedimentos, como repasse de auxílios que serão geridos pelas prefeituras e a atuação por meio da Portaria MDS nº 895, que estabelece medidas emergenciais para a gestão e operação de programas federais de assistência social, como o Cadastro Único e Bolsa Família. Após a coleta de informações nos municípios, realizada com o auxílio da Sedes, as equipes encaminharão as demandas para Brasília, que fará o alinhamento com os demais Estados para o envio da colaboração profissional na área social, para somar esforços às equipes gaúchas.

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social