Governo doa computadores ao município de Muçum para melhoria de serviços nas áreas de educação e assistência social
Publicação:

O governo do Estado, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social (SAS) e o programa Sustentare, realizou a entrega de dez computadores ao município de Muçum nesta quarta-feira (19/07). Os equipamentos vão qualificar a estrutura de escolas e do Telecentro da cidade, o qual assegurava acesso à internet à comunidade de baixa renda e perdeu seus computadores durante uma enchente em 2020.

“Essa doação vai colaborar para que as pessoas mais pobres tenham acesso à internet e a serviços. É um tipo ação do Estado que melhora os serviços públicos e promove a inclusão da comunidade”, explicou o secretário da SAS, Beto Fantinel, durante o ato de entrega, que ocorreu no Centro de Educação Profissional (CEP) da Fundação O Pão dos Pobres de Santo Antônio, em Porto Alegre. “É uma ação que dialoga com questões ambientais e sociais, desde o recondicionamento das máquinas até a utilização delas pelas pessoas que mais precisam, que não têm condições de ter computadores em suas residências.”
O prefeito de Muçum, Mateus Trojan, agradeceu os itens doados e detalhou a destino dos equipamentos: “Esses computadores vão atender escolas municipais e nosso Telecentro. Vamos melhorar a estrutura da educação na nossa cidade e resgatar os serviços de inclusão digital que o município prestava antes do desastre da enchente”.
A ação de hoje também teve a colaboração da Fundação O Pão dos Pobres. Os eletroeletrônicos entregues haviam sido recolhidos pelo programa Sustentare e encaminhados à instituição, onde contribuíram com a profissionalização de jovens carentes do curso de manutenção de computadores do CEP, aumentando a vida útil dos equipamentos e gerando inclusão socioambiental e sociodigital.
“O Sustentare é um excelente programa para fazer com que os jovens realizem suas atividades práticas do curso”, afirmou a coordenadora do CEP, Simone Quadros. “O programa vem auxiliando muito não só a instituição e os aprendizes, mas também toda a sociedade, porque ela recebe esses computadores revitalizados.”
Também participaram do ato de entrega no CEP o coordenador do programa Sustentare, Dionatan Aristimunha, e o vereador de Muçum, Paulo César Belotti.
Programa Sustentare - Gerido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o Sustentare trata da destinação e do descarte de ativos eletroeletrônicos de órgãos e entidades do Estado do RS e outras esferas, com o objetivo de promover inclusão socioambiental e sociodigital, ampliando ou implantando ambientes de informática em diversas instituições gaúchas, como escolas, hospitais, presídios, APAEs, entre outras.
Texto: Asscom SAS