Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Inaugurado laboratório de tecnologia para jovens carentes

Publicação:

autoridades inuauguram local
Tecnologia para incluir jovens no mercado na inovação

Nesta sexta-feira (31), na Sociedade Meridional de Educação, foi inaugurado o laboratório tecnológico do Programa Include em Porto Alegre. Esta é a quarta unidade no Rio Grande do Sul. Outros três laboratórios no Estado se localizam nas cidades de Arroio do Meio, Dona Francisca e Restinga Seca. Ao todo, por semestre, serão ofertadas 300 vagas gratuitas para crianças e jovens dessas regiões.

imagem de laboratório de informática e tecnologia digital
Laboratório terá 300 vagas gratuitas para jovens da Vila Santa Teresinha

A Sociedade Meridional de Educação, da rede Irmãos Maristas,  em Porto Alegre, será a sede do laboratório inaugurado para capacitar, de forma gratuita, adolescentes e jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica, além de oficinas de empreendedorismo e IOT (Internet das Coisas).

O Irmão Miguel Orlandi, diretor do Centro Social Marista Irmão Antonio Bortonlini falou que o laboratório representa um sonho de incluir os jovens da Vila Santa Teresinha, onde está localizado o laboratório, no mundo digital. “Desde 2019 estamos tentando trazer esse laboratório aqui para a comunidade e hoje realizamos esse desejo. E o mais importante é que dois dos monitores são jovens aqui da Vila. Preparados aqui e que agora vão reproduzir o que aprenderam”, citou.

jovem Carlos gouveia
Carlos Gouveia será monitor do laboratório e é um jovem da comunidade

Carlos Gouveia é um desses jovens e falou em nome da comunidade. “É muito bom a gente poder dividir uma oportunidade e apresentar para outros jovens também. Uma chance que não vai apenas nos tornar jovens experientes, mas nos tornar jovens com futuro. Isso que esse laboratório vai dar para os jovens da vila Santa Teresinha”. Eduardo Palmeira,  o segundo monitor da comunidade,  falou do incentivo que o projeto vai trazer. “Podemos mostrar para o pessoal que existe outros caminhos.AA gente fazendo a diferença mostramos que eles podem fazer a diferença também”. 

O secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, representou o governo do estado  o evento. O secretário enfatizou que o mundo digital é um caminho para transformar vidas dos jovens carentes no Rio Grande do Sul. “As políticas para juventude estão na nossa pasta e com inclusão em tecnologia podemos reduzir as desigualdades entre os jovens em situação de vulnerabilidade social e garantir estímulo para desenvolvimento pessoal e um futuro melhor. Mais que um projeto social estamos inaugurando novos futuros, novos destinos”, ressaltou.

Segundo o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, esse laboratório é o primeiro dos 20 novos já previstos para o primeiro semestre de 2023: “ Agradeço imenso o Padre Miguel por nos permitir sonhar juntos. Dar o conhecimento de tecnologia a  jovens de periferias é dar mostrar a eles um mundo para o futuro”, assegurou.

Desenvolvido em parceria com governos e instituições privadas, o Programa Include tem o objetivo de inserir jovens de comunidades carentes ao ambiente tecnológico, possibilitando o conhecimento das novas ferramentas e abrindo oportunidades de ingresso ao mundo digital, estudos e mercado de trabalho

“Estamos muito felizes em conseguirmos viabilizar por meio do Ministério da Comunicação e de emendas parlamentares a inauguração desses quatro laboratórios no estado do Rio Grande. Só por meio de apoios como esses  podemos capacitar crianças e jovens e promover o acesso ao mundo tecnológico que é o mundo de hoje e do futuro”, explica Sidiane Zanin, Diretora do Instituto Campus Party.

Programa Include no país

Com essa inauguração, o Include traz para a região sul do país toda a infraestrutura, incluindo mobília e equipamentos de primeira linha para ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual e drones, entre outros.

Nesse momento, a iniciativa conta com 68 unidades implantadas em 56 cidades dos Estados de Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul e Distrito Federal

Texto: Maria Emilia Portella/Asscom SAS

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social