Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

SAS publica primeiro edital de 2023 para atendimento à pessoa idosa

Mais de R$ 5,7 milhões serão investidos em projetos de OSCs do Estado

Publicação:

-
-

A Secretaria de Assistência Social (SAS) lançou, nesta sexta-feira (02/06), o primeiro edital do Fundo Estadual da Pessoa Idosa (FUNEPI) de 2023, no valor de R$ 5.740.000,00. O recurso deverá ser utilizado no financiamento de projetos apresentados por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) voltados para a pesquisa científica, capacitação e formação de pessoas idosas e/ou da Rede de Atenção à Pessoa Idosa, bem como a ampliação e manutenção de serviços da rede, e que promovam a convivência e o protagonismo dos idosos.

O secretário da SAS, Beto Fantinel, destacou que o Rio Grande do Sul é um dos estados mais longevos do Brasil e que precisa avançar nas políticas públicas para a população idosa. “Esses recursos vão impactar diretamente na prestação de serviços e na melhoria de vida dessa população, qualificando os espaços de atendimento e acolhimento. Esse edital foi feito pensando nas OSCs, porque são as grandes parceiras do poder público na execução das políticas públicas de cuidado e atenção à pessoa idosa”, explica.

“Esses projetos são de suma importância para oferecer às pessoas idosas outras oportunidades de prevenção e promoção da saúde física, mental e social, e também de inclusão na sociedade”, avalia a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI-RS), Iride Caberlon. Ela sustenta que é fundamental que os idosos possam usufruir de melhor qualidade de vida nos seus territórios, através tanto da convivência intergeracional como do acesso a serviços, cursos e outras atividades de cultura, esporte e lazer, para que gozem de mais felicidade na velhice.

“O edital beneficiará 64 entidades para projetos de atendimento à população idosa do Estado. As linhas para as propostas são bem amplas: pesquisa, capacitação da rede de atendimento, ampliação e melhorias dos serviços em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) e fortalecimento dos grupos de convivência”, detalha a chefe da Unidade Especial de Atenção ao Idoso da SAS, Cátia Siqueira. Ela ressalta ainda que a publicação do edital “consolida e reforça a importância da doação de recursos ao FUNEPI para a efetivação das políticas públicas voltadas à população idosa”.

Para inscrever um projeto, a OSC interessada terá o prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da publicação do edital no Diário Oficial do Estado (DOE). A entidade deverá anexar a Proposta Técnica e os demais documentos requeridos no Portal de Convênios e Parcerias RS, onde poderá acessar o edital, que também está disponível no site da SAS através deste link.

Texto: Asscom SAS

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social