Sedes participa da 62ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas)

Programação ocorre entre os dias 2 e 5 de abril

Secretário adjunto representa a Sedes na abertura do Fonaceas

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), representada pelo secretário adjunto Gustavo Saldanha, participou, nesta terça-feira (2/4), da abertura da 62ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas), ocorrida na Casa de Artes do município de Bento Gonçalves. O evento reúne, trimestralmente, conselheiros, gestores e usuários da Assistência Social dos 26 estados para debater políticas públicas da área social. A programação ocorre até o dia 5/4.

Saldanha e Scussel são homenageados pela organização do evento

O secretário adjunto da Sedes, Gustavo Saldanha, saudou os representantes dos estados e falou de pautas relevantes do encontro como a importância da participação dos usuários da rede socioassistencial em espaços de debate e convidou os gestores municipais a buscarem a Sedes para ampliar as relações. “Estamos de portas abertas, nós enxergamos no controle social uma ferramenta importante para qualificar a gestão e as políticas, não apenas na fiscalização das implementações que estamos fazendo, mas também para compartilhar o conhecimento e fortalecer o nosso trabalho”. Concluiu.

Para o diretor de Assistência Social (DAS) da Sedes e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS / RS), Becchara Miranda, o Fonaceas é uma oportunidade rica de trocas entre os entes federados. O diretor também destacou a importância do debate sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). "O encontro também é um ato em prol do SUAS, que muitas vezes é deixado de lado”. Destacou.

O presidente do Fonaceas, Rodrigo Alves, falou sobre os profissionais da rede socioassistêncial. “Somos o instrumento para que as políticas públicas se materializem, seja naquela pessoa que está no CadÚnico recebendo algum benefício, ou nos equipamentos públicos e privados, e nos trabalhadores da área. A política existe pelo usuário”. Defendeu.

Na ocasião da abertura, também participaram o diretor-geral adjunto da Sedes, Moisés Scussel; o membro do CEAS / RS, Maria Lopes; a representante do Conselho Nacional de Assistência Social, Edna Aparecida; as representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Margareth Dallaruvera e Ieda Castro (participação por vídeo-chamada); o secretário Municipal de Esporte e Desenvolvimento Social de Bento Gonçalves, Eduardo Viríssimo e o seu adjunto, Wagner Walla; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Bento Gonçalves, Luciana Fagundes da Silva; entre outros.

FONACEAS

O Fonaceas, fundado em abril de 2007, é um espaço permanente e itinerante de representação, interlocução, articulação, discussão, proposição, troca de saberes e de apoio às atividades inerentes ao controle social e à participação popular. Ao final de cada encontro, é elaborada uma carta aberta com recomendações, compromissos e temas de maior expressividade na atualidade da área social.

Texto: Asscom Sedes