Sedes participa de painel sobre gerenciamento de doações
Publicação:
Nesta quarta-feira (28/8), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) foi representada pelo titular, Beto Fantinel, no painel realizado durante a Reunião Ordinária do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio Grande do Sul (Coegemas/RS). O evento aconteceu na Casa da Federação das Associações de Municípios do Estado (FAMURS), na Expointer, e teve como pauta "Articulação entre Assistência Social e Defesa Civil - papel e responsabilidades compartilhadas no gerenciamento de doações (logística, fluxos de recebimento, armazenamento, direcionamento e entrega)".
Durante o ato, o secretário da Sedes destacou a necessidade de diálogo entre órgãos e entidades e a qualificação dos serviços.
“Aprendemos muito com os eventos climáticos, o que vai colaborar para que tenhamos processos e fluxos mais efetivos. É neste contexto que temos a necessidade de mais qualificação da política de assistência social e na relação com a Defesa Civil. Acredito na capilaridade e na organização das atuações para uma melhor resposta em momentos de emergência”.
Também participaram o presidente da FAMURS, Marcelo Arruda, a vice-presidente do Coegemas/RS, Milena Mohr, o tenente-coronel da Defesa Civil do RS, Daniel Silva e representantes dos municípios.
O grupo trocou experiências vividas nos eventos climáticos, a necessidade de planos de contingência e a capacidade de respostas das estruturas. Também houve a entrega oficial de Carta de Propostas da Assembleia Geral do Coegemas.
Coegemas/RS
Coegemas é o órgão de integração, representação e apoio aos municípios em assuntos da assistência social e está vinculado à FAMURS. O Colegiado é formado por representantes de 27 associações regionais, que indicam os titulares e suplentes ao Colégio de Representantes, cujas reuniões são mensais e ocorrem na sede da Federação.
Reunião da CIB RS
Após o encontro do Coegemas, a Comissão Intergestores Bipartite do Sul (CIB RS) realizou a 6ª reunião ordinária. O secretário adjunto da Sedes, Gustavo Segabinazi Saldanha, levou as pautas referentes aos benefícios sociais, os apoios técnicos e a parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para prevenção, mitigação e resposta a violência baseada no gênero.
Texto: Ascom Sedes