Sedes realiza I Encontro Estadual de Núcleos de Educação Permanente no SUAS
Publicação:

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da equipe técnica de Gestão de Trabalho do Departamento de Assistência Social (DAS), realizou, nesta terça-feira (30/1), o I Encontro Estadual de Núcleos de Educação Permanente do SUAS no RS. Com o objetivo de debater políticas públicas acerca da capacitação dos profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o evento foi realizado no auditório da Escola de Saúde Pública, em Porto Alegre.

“Fizemos um planejamento para retomar com força a educação permanente dentro do nosso sistema. Temos nos dedicado para praticar uma política pública estruturada e com a constante qualificação da nossa rede de atenção. Este ano, teremos um investimento significativo para políticas públicas, previsto no orçamento. É dessa forma, e com muito trabalho, que vamos avançar na área socioassistencial do estado”, declarou o secretário da Sedes, Beto Fantinel, durante a abertura do evento.
Para a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Maria Lopes, o núcleo de educação precisa avançar cada vez mais. “É extremamente importante estarmos juntos discutindo e levando esta política avante”, disse Lopes, que também elogiou o empenho da equipe da Sedes em dar suporte para o desenvolvimento da assistência social no Rio Grande do Sul.
De acordo com o diretor do DAS, Becchara Miranda, há perspectiva de que outros encontros regionalizados sejam realizados em 2024. “A política de educação permanente no SUAS tem como objetivo qualificar os processos de trabalho para um atendimento mais efetivo das demandas, além de atender o usuário final de maneira qualificada, profissional e ética”. Ainda conforme Miranda, há um trabalho de aproximação com entidades de educação para estabelecer ações como capacitações, supervisão técnica e a execução do Capacita SUAS.
Além de Miranda, durante a programação palestraram o coordenador nacional de Gestão de Trabalho e Educação Permanente do SUAS do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Marcílio Marquesini; as servidoras da equipe técnica de Gestão de Trabalho do DAS, Tassiane Lemos e Roberta Grudzinski; a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) de Porto Alegre, Marta Borba; e a diretora de Recursos Humanos da prefeitura de Caxias do Sul, Luciane Demenech, e o psicólogo de Proteção Social Básica do CRAS do município, Gustavo Ruivo.
Também estiveram presentes o secretário adjunto da Sedes, Gustavo Saldanha; a vice-presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS/RS), Milena Mohr; e a diretora da Escola de Saúde Pública, Terezinha Cardoso.
Núcleos de Educação Permanente no SUAS
Os Núcleos de Educação Permanente no SUAS são instâncias consultivas e de assessoramento que visam contribuir para a melhoria da qualidade de gestão, do provimento de benefícios de transferência de renda e do controle social. No Rio Grande do Sul, de acordo com o Censo Suas 2022, 5.991 profissionais de assistência social realizaram capacitação para atuar no sistema.
Texto: Asscom Sedes