Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Semana SUAS inicia com seminário sobre trabalho social em contextos de emergência

Iniciativa promove três eventos de apoio técnico entre 29 e 31 de outubro

Publicação:

Encontro promove o debate sobre ações socioassistenciais em cenários de emergência
Encontro promove o debate sobre ações socioassistenciais em cenários de emergência - Foto: Fredy Vieira/Asscom Sedes

Teve início, nesta terça-feira (29/10), o seminário Trabalho social com territórios, famílias e indivíduos em emergências em Assistência Social. O evento, que segue até quarta (30) no Teatro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, marca a abertura da Semana SUAS, iniciativa que prevê uma série de encontros de apoio técnico destinados a equipes municipais de Assistência Social. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Escola de Desenvolvimento Social (EDSocial), a Semana SUAS se estende até a próxima quinta (31), com atividades na capital e em Guaíba.

Voltado para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), tendo como foco os profissionais que atuam em municípios atingidos pelas enchentes de abril e maio, o seminário iniciado nesta terça visa prestar orientações técnicas sobre como implementar e aprimorar ações socioassistenciais em contextos de emergência, além de proporcionar o debate do tema entre os participantes. O encontro é organizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), diversas agências humanitárias internacionais e entidades da sociedade civil.

“Esse é um momento para nos prepararmos e nos qualificarmos, a fim de que possamos melhorar nossa resposta a eventos climáticos e outras emergências que venham a ocorrer no nosso Estado”, afirmou o titular da Sedes, Beto Fantinel, durante a abertura do encontro, que reuniu cerca de 300 pessoas. E acrescentou: “Nós sofremos muito com as enchentes no último ano. Precisamos utilizar nossa experiência e desdobrá-la em ações cada vez mais efetivas, para o enfrentamento de possíveis episódios semelhantes no futuro”.

A gerente de projetos da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), órgão vinculado ao MDS, Juliana Fernandes, ressaltou que o papel do seminário é ampliar o debate e garantir uma atuação mais assertiva das equipes socioassistenciais em cenários de emergência. “O momento agudo do desastre passou, mas precisamos continuar produzindo conhecimento. É importante termos a perspectiva do trabalho antes, durante e depois de um desastre, para aprimorarmos nossa capacidade de resposta e de proteção às populações mais vulneráveis”, enfatizou.

A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio Grande do Sul (Coegemas/RS) e secretária de Assistência Social do município de Santo Antônio das Missões, Priscila Nunes, comemorou a iniciativa. “Esses encontros de apoio técnico promovem a troca de experiências e fortalecem os trabalhadores, para que possam prestar os serviços com maior qualidade nos territórios”, disse. Já a vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Maria Lopes, destacou a importância do debate. “Esse é um espaço para refletirmos sobre as políticas públicas da Assistência Social no Rio Grande do Sul, em especial depois da calamidade que vivenciamos,” observou.

A programação

O encontro inclui uma série de palestras e debates. Além de fornecer apoio técnico, o seminário busca promover a escuta e o diálogo junto às equipes municipais, a fim de que os governos estadual e federal possam desenvolver futuras ações de acompanhamento e de capacitação mais direcionadas às necessidades dos municípios.

Em seu primeiro dia, o evento abordou os desafios e as estratégias com relação ao trabalho social no cenário gaúcho, tendo em vista a situações enfrentadas a partir das enchentes que atingiram o Estado no último ano. Na quarta-feira, o debate terá como foco a proteção contra a violência baseada em gênero e a proteção contra as violações de direitos de públicos específicos – como crianças e adolescentes, pessoas com deficiência e população em situação de rua – em contextos de emergência em Assistência Social.

“Esses apoios técnicos são fundamentais, porque, muitas vezes, somos pegos de surpresa por situações como aquelas vivenciadas nas últimas enchentes. É muito importante para nós, profissionais, estarmos preparados, para que consigamos intervir de maneira mais efetiva”, salientou Lidiane Motta, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Portão e participante do seminário.

O evento conta ainda com a parceria da Associação dos Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), do Coegemas/RS, do CEAS e da PUCRS.

Semana SUAS

Com o objetivo de prestar apoio técnico às equipes municipais de Assistência Social, a iniciativa promove três ações entre os dias 29 e 31 de outubro. Além do seminário Trabalho social com territórios, famílias e indivíduos em emergências em Assistência Social, integram a programação da Semana SUAS dois eventos marcados para a próxima quinta-feira (31). São eles: o encontro FNAS pelo Brasil, que acontece no Teatro da PUCRS, em Porto Alegre, e o seminário Cenários do atendimento à população em situação de rua no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Rio Grande do Sul, que será realizado no auditório do Ministério Público, em Guaíba.

Todas as atividades estão com vagas esgotadas.

Texto: Asscom Sedes

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social