Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Seminário discute o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Publicação:

24E72F75 6A46 4F02 AD13 984E7BE7124B
.
Por Ascom/SICDHAS

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (CEEVSCA/RS), vinculado à Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS), irá promover, no dia 24 de maio de 2022, o Seminário A Rede de Proteção no Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, no Auditório Romildo Bolzan, do Tribunal de Contas do Estado. 

Em 2020 o Brasil registrou mais de 60 mil estupros, sendo que em 73,7% dos casos as vítimas eram vulneráveis, incapazes de consentir. A maioria das vítimas era dos sexo feminino (86,9%) e em 85,2% dos casos o agressor era conhecido da vítima (Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 2021).

No Rio Grande do Sul, são registrados 27 casos de violência crianças e adolescentes por dia, sendo 25% deles de violência sexual. Entre 2018 e 2020, 29.320 crianças e adolescentes foram vítimas de violência no Rio Grande do Sul, conforme dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação – SINAN do Ministério da Saúde (MS). Dos casos registrados, 6.659 foram de violência sexual, a segunda mais mais notificada.

Além da participação de profissionais de diversos municípios do estado que irão relatar as experiências do trabalho em rede, a primeira mesa contará com a participação de adolescentes e jovens que falarão sobre as suas percepções acerca da violência sexual infantojuvenil e os serviços públicos.

O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube 

As inscrições podem ser feitas pelo link: encurtador.com.br/iklrF (Sympla)

Será fornecido certificado para os/as participantes que comparecem ao evento presencialmente. As inscrições devem ser feitas através do LINK

Sobre o  Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A data de 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data é alusiva a um crime bárbaro, o “Caso Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). A menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de idade, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O crime permanece impune.

:: Serviço ::

O que: Seminário A Rede de Proteção no Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Quando: 24 de maio, 13h30. 

Onde: Auditório Romildo Bolzan, Tribunal de Contas do Estado. 

 

Saiba mais em:

@ceevscars | ceevsca.rs@gmail.com

Contato: 51 99851-8573 (Rosângela) 51 98210-2460 (Cristina)

 

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social