Comitê técnico da CAISAN se reúne para traçar estratégias de elaboração do novo PESAN
Publicação:
Foi realizada nesta sexta-feira (04/11), na Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS), a primeira reunião do comitê técnico da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), com o objetivo de dar início aos trabalhos de elaboração de um novo Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PESAN-RS). Durante o encontro, representantes indicados pelas secretarias de Estado que integram a Câmara discutiram sobre possíveis estratégias a serem adotadas no processo de formulação do documento. Também foi definido um calendário semanal de reuniões para o comitê.
“Esse é um espaço de levantamento e partilha de informações, de proposição de metodologias e um banco de habilidades em potencial”, afirmou Alex Moraes, responsável pela seção de Segurança Alimentar e Nutricional do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SICDHAS e o representante da órgão no comitê. Ele também destacou a importância de um diagnóstico consistente da situação da segurança alimentar no RS para que possam ser definidas linhas de ação específicas.
A reunião de convocação da CAISAN aconteceu no último dia 20/10, quando foi aprovada a criação de um comitê técnico intersecretarial para encaminhar a elaboração de um novo PESAN a partir das diretrizes emanadas da VIII Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CESSANS-RS), realizada em julho deste ano. A expectativa é que o novo Plano esteja concluído até o fim de 2022.
A CAISAN
A Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) constitui uma das três instâncias no marco do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (SISANS-RS), juntamente com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (CONSEA-RS) e a Conferência Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CESSANS-RS). Além de elaborar o PESAN, é papel da Câmara, cuja convocação compete à SICDHAS, coordenar e monitorar a execução da Política e do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional em articulação com os municípios gaúchos e a União.
Secretarias que integram a CAISAN:
- Secretaria da Casa Civil;
- Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão;
- Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda;
- Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural;
- Secretaria da Saúde;
- Secretaria da Educação;
- Secretaria de Logística e Transportes;
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico;
- Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia;
- Secretaria do Meio Ambiente;
- Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo;
- Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social;
- Secretaria de Obras e Habitação.