Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Estado receberá força-tarefa federal para apoio a ações do Cadastro Único

Publicação:

Card com fundo branco com a palavra CadÚnico
-

Nesta terça-feira (4/6), uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) participou de modo online da reunião de orientação aos entrevistadores que integram a força-tarefa federal para apoio a ações do Cadastro Único (CadÚnico) no estado. A iniciativa ocorre no âmbito da Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social no Rio Grande do Sul (FORSUAS-RS) e tem como objetivo auxiliar as equipes socioassistenciais de cidades gaúchas no cadastramento da população afetada pelas enchentes.

Promovido pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o encontro contou com a presença dos 42 entrevistadores cedidos por municípios de seis estados brasileiros para compor a força-tarefa. O efetivo atuará por um período de 30 dias em sete cidades: Alvorada, Canoas, Eldorado do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre e São Leopoldo.

“Na área social, o CadÚnico é referência para construção das políticas públicas. Os cidadãos buscam o cadastramento para acessar diversos benefícios sociais, no intuito de superar essa situação extremamente difícil que enfrentamos em nosso estado”, afirmou o titular da Sedes, Beto Fantinel. Ele ainda enalteceu a solidariedade dos entrevistadores que se voluntariaram para o trabalho na força-tarefa. “Gostaria muito de agradecer aos profissionais que se dispuseram a vir para o RS, a fim de proteger e auxiliar as pessoas que mais precisam do poder público nesse momento”, disse.

O secretário-executivo do MDS, Osmar Júnior, salientou o papel fundamental do CadÚnico para as políticas públicas na área social. “É uma ferramenta que permite atuar de maneira dirigida e atender quem mais necessita”, explicou. Júnior também destacou o caráter solidário da iniciativa da FORSUAS/RS. “O sentimento [de solidariedade] é representado de forma viva por essa força-tarefa. É uma empreitada técnica, mas, sobretudo, solidária, de pessoas que deixam seu estado, sua família, para dar sua contribuição à população do Rio Grande do Sul, que vive as consequências de uma tragédia”, frisou.

Durante a reunião, foram prestadas orientações sobre as atividades de cadastramento no atual cenário do RS, bem como esclarecidas dúvidas relacionadas a programas federais e estaduais que requerem ou não inscrição no CadÚnico, com ênfase no Volta por Cima e no SOS Rio Grande do Sul, do Executivo gaúcho. Além disso, os entrevistadores receberam recomendações sobre a conduta e os cuidados mais importantes para a atuação em campo nos contextos de emergência e calamidade. Outro tema tratado foi a logística de deslocamento nos territórios.

A equipe da FORSUAS/RS deve chegar ao estado até o fim desta semana. Também participaram da reunião a titular da SAGICAD, Letícia Bartholo, e o diretor de Operação do Cadastro Único no MDS, Liomar Leite.

CadÚnico - É o principal instrumento das gestões federal e estadual para a seleção e a inclusão de famílias em programas sociais, sendo utilizado como base para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, Volta por Cima e SOS Rio Grande do Sul.

FORSUAS/RS - Criada pela Portaria MDS Nº 991, visa coordenar ações emergenciais de assistência social em situações de risco excepcional, mobilizando recursos e profissionais para garantir a proteção da população afetada. A iniciativa reunirá profissionais da União, estados, municípios e instituições parceiras e atuará em três frentes: preparação, resposta e recuperação, oferecendo apoio técnico e operacional aos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Rio Grande do Sul.

Texto: Asscom Sedes

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social