Guia de enfrentamento à violência baseada no gênero é lançado em Porto Alegre
O material oferece recomendações para garantir o acesso a serviços especializados para sobreviventes de violência de gênero
Publicação:
Na tarde de terça-feira (5/11), foi lançado o Guia de enfrentamento à violência baseada no gênero no contexto de emergência climática do Rio Grande do Sul. O material foi elaborado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O guia tem o propósito de apoiar a resposta humanitária em cenários de emergência, oferecendo recomendações práticas e estratégicas para garantir que as sobreviventes de violência de gênero tenham acesso a serviços especializados, de qualidade e adequados às suas necessidades em situações de crise.
Durante a solenidade, que contou com a presença de representantes do Estado e de agências internacionais, o secretário da Sedes, Beto Fantinel, reforçou a importância do lançamento do guia para a política de desenvolvimento social. “Vivemos momentos de dificuldade, com limitações técnicas e éramos chamados para darmos resposta as mais diferentes situações e a UNFPA veio para nos dar segurança, auxiliar, jogar luz sobre um tema que é presente, mas é um não assunto na sociedade. Por isso, o lançamento do guia simboliza um trabalho que é construído sobre os nossos desafios culturais, territoriais, mas que vai possibilitar que nossa rede de assistência social esteja apta para enfrentar esse tipo de situação”, destacou Fantinel.
“Que bom foi poder fazer uma resposta que não teria sido possível sem a colaboração dos nossos parceiros principais. O guia foi construído depois de muita consulta, aprendizado que foi gerado e vemos que é sim preciso investir na prevenção e na capacitação, em uma resposta que salve vidas, que é feita pensando nas sobreviventes e sobreviventes com o objetivo de não causar mais danos”, enfatizou a representante da UNFPA no Brasil, Florbela Fernandes.
O guia será disponibilizado nas rodas de conversa sobre violência baseada no gênero, ministradas pelos consultores da UNFPA em parceria com a Sedes e pode ser acessado clicando aqui.
As capacitações nos territórios atingidos pelas enchentes de maio deste ano já iniciaram. Os encontros têm o objetivo de fortalecer as capacidades técnicas e habilidades das pessoas trabalhadoras que atuam nos serviços da rede, especialmente no enfrentamento à violência baseada no gênero.
Texto: Asscom Sedes