Municípios seguem cadastrando as pessoas afetadas pelas enchentes

Foto de cadastramento
Fim de semana foi de mutirão para cadastramento em Muçum e Roca Sales - Foto: Fredy Vieira/Asscom SAS

As equipes de assistência social municipais seguem cadastrando as pessoas atingidas pelas enchentes. Os 11 municípios mais afetados terão a monitoria da equipe da Secretaria de Assistência Social – Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Santa Tereza, Taquari e Venâncio Aires.

As famílias que se enquadram nos critérios de pobreza e extrema pobreza são direcionadas para o programa Volta por Cima. Para os demais será desenhado um programa que atenda as necessidades de recuperação das perdas e danos. O objetivo deste mapeamento, de acordo com o secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, é calcular de forma precisa os prejuízos de toda a população afetada pela tragédia, a fim de formular uma política pública personalizada de assistência.   “ Com o perfil detalhado das pessoas afetadas poderemos desenhar políticas públicas customizadas que atendam as necessidades da comunidade para restabelecer o desenvolvimento dos municípios”- disse o secretário da SAS.

O titular da pasta da Assistência Social informou,  também, que o   Estado destinará recursos doados ao Fundo SOS Rio Grande do Sul para socorrer as pessoas diretamente atingidas pela enchente.

O PIX para contribuição é 92.958.800/0001-38

Fim de semana de mutirão
Por serem os municípios mais atingidos, Muçum e Roca Sales, tiveram um mutirão de cadastramento no final de semana. 627 famílias informaram suas perdas, danos e a situação em que se encontram.

Locais para cadastramento

Arroio do Meio

CRAS - Endereço: Rua Gustavo Wienands, 485
Defensoria Pública- Endereço: Rua Gustavo Wenandts, 46

Colinas
CRAS- Endereço: Rua Olavo Bilac, 226, salas 08 e 09.

Cruzeiro do Sul
Câmara de Vereadores  -Endereço: Rua São Gabriel, 72

Dois Lajeados
Ginásio Municipal- Endereço:  Doutor Carlos Leal, 47, centro